Entenda a greve de roteiristas de Hollywood
O sindicato entrou em greve geral.
O Sindicato dos roteiristas de Hollywood entraram em greve e estão paralisando o setor. Segundo o Deadline o Writers Guild of America, que é o nome do sindicato, declarou uma greve geral, após tentativas frustradas de tentar uma negociação de aumento de salário.
A conversa entre estúdios, atores e streamings não estaria sendo bem sucedida, deixando a categoria insatisfeita, já que alguns dos maiores nomes da indústria não estariam cedendo aos acordos propostos pelos roteiristas. Algumas das maiores queixas envolvem pagamentos justos diante da inflação, a tentativa de negociar temporadas mais curtas e também um grande elefante branco na sala, chamado valor residual.
O valor residual é o dinheiro que atores e roteiristas recebem por reprises das séries, como é o caso de Friends e outros títulos que são reprisados o tempo todo. O que os roteiristas alegam é que, com a chegada das plataformas de streamings, eles recebem um salário fixo e muito abaixo do que deveriam, já que as séries são reprisadas centenas e milhares de vezes, ou seja, não importa as milhões de visualizações, eles sempre recebem o mesmo.
Tomando as ruas, os 11.500 profissionais da área estão se posicionados em frente a grandes empresas do entretenimento, buscando levar a voz do sindicato, após fazerem uma proposta razoável para que todos possam chegar a um acordo, mas ainda não se sabe o futuro e o quanto a greve durará.