Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça o filme brasileiro que foi referência de 'A Substância'

Pasta de referências do terror com Demi Moore tem longa premiado de Gabriela Amaral Almeida

17 fev 2025 - 15h22
(atualizado às 18h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Filme brasileiro 'O Animal Cordial' aparece em pasta de referências de 'A Substância'
Filme brasileiro 'O Animal Cordial' aparece em pasta de referências de 'A Substância'
Foto: Mubi/Divulgação / Estadão

Muito se falou das semelhanças entre A Substância e a série brasileira A Fórmula, comédia romântica em que Drica Moraes e Luisa Arraes interpretam duas versões, mais velha e mais nova, da mesma personagem. Mas, na verdade, a produção nacional que foi uma das referências para o filme de Demi Moore é outra: o filme de terror O Animal Cordial.

A plataforma de streaming Mubi divulgou na última semana a pasta de referências utilizadas por Coralie Fargeat para compor o visual de A Substância. São 92 páginas de um arquivo com muitas fotos de outras obras, entre algumas mais clássicas e outras mais recentes do cinema e da televisão. No arquivo, uma arte em específico chamou a atenção. Trata-se de uma imagem da atriz brasileira Luciana Paes encarando a si mesma em um espelho partido, resultando em um reflexo completamente fragmentado.

A imagem está no filme de 2017 da diretora Gabriela Amaral Almeida, e lembra um dos momentos em que Elisabeth Sparkle (Moore) se olha no espelho e sente raiva de sua imagem.

Em O Animal Cordial, Murilo Benício interpreta o gerente arrogante de um restaurante mediano de São Paulo. Certo dia, no fim do expediente, o estabelecimento é assaltado, e o gestor do local é feito refém, junto a três clientes, o chef de cozinha e a garçonete, personagem de Luciana. No elenco, estão ainda Irandhir Santos, Humberto Carrão, Camila Morgado e Ernani Moraes.

Ao todo, O Animal Cordial recebeu seis indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2019, e rendeu prêmio de melhor ator para Murilo Benício no Festival do Rio, e de melhor atriz e melhor direção para Luciana Paes e Gabriel Amaral Almeida no Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre. Atualmente, está disponível para streaming no Globoplay.

O brasileiro, é claro, não é a única referência utilizada por Fargeat. Outras obras que aparecem no documento são Nosferatu, Beleza Americana, O Iluminado, Réquiem para um Sonho, A Mosca e outros. O filme disputa o Oscar 2025 com Ainda Estou Aqui, e está disponível na Mubi. O arquivo com as referências pode ser visto aqui.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade