Filme francês sobre monges assassinados é favorito para César
O filme do francês Xavier Beauvois, Dos Homens e dos Deuses, que recria os últimos meses de vida de monges assassinados na Argélia em 1994, é o favorito aos prêmios César de cinema francês, que serão concedidos nesta sexta-feira (25), em cerimônia em Paris.
» Alugue ou Compre Vídeos no Terra Video Store
» Assista a trailers de cinema
» vc repórter: mande fotos e notícias
O filme de Beauvois - que se inspira livremente nos últimos meses de vida dos monges de Tiberin, antes de seu sequestro durante a noite no mosteiro em que viviam, na cordilheira do Atlas, e assassinados - recebeu onze indicações, entre elas a de melhor filme e melhor diretor.
Com um elenco considerado formidável, em que se destacam Lambert Wilson, como líder espiritual do grupo, e Michael Lonsdale, o filme foi agraciado no último Festival de Cannes com o Grande Prêmio.
Presidida pela atriz americana Jodie Foster, a cerimônia dos prêmios anuais do cinema francês também fará uma homenagem a Roman Polanski, diretor de O Escritor Fantasma, que conquistou oito indicações, entre elas a de melhor filme e de melhor diretor.
A lista de indicados aos prêmio equivalente ao Oscar na França também reserva um lugar inédito às comédias, geralmente rejeitadas na disputa.
Na lista de indicados, aparecem também Mammuth, de Gustave Kervern, Como Arrasar um Coração, de Pascal Chaumeil, Gainsbourg (Vie héroïque), de Joann Sfarr, Le Nom de Gens, de Michel Leclerc, e Tournée de Mathieu Amalric.
Os atores principais desses filmes figuram entre os candidatos ao César de melhor ator: Gérard Depardieu (Mammuth), Romain Duris (Como Arrasar um Coração), Eric Elmosnino (Gainsbourg...), Jacques Gamblin (Le nom des Gens) e Lambert Wilson (Dos Homens e dos Deuses).
As sete atrizes candidatas ao César são: Isabelle Carré (Les émotifs anonymes, de Jean-Pierre Améris), Catherine Deneuve (Potiche, de François Ozon), Sara Forestier (Le Nom des Gens), Charlotte Gainsbourg (A Árvore, de Julie Bertucelli), e Kristin Scott-Thomas (Elle s'appelait Sarah de Gilles Paquet-Brenner).
Entre os candidatos ao César de melhor filme estrangeiro aparecem o argentino O Segredo de Seus Olhos, de Juan José Campanella, A Origem, de Christopher Nolan, O Brilho de uma Paixão, de Jane Campion, Illégal, de Olivier Masset-Depasse, A Rede Social, de David Fincher e Invictus, de Clint Eastwood.
Um César de honra será concedido pela Academia do Cinema Francês ao diretor americano Quentin Tarantino.