Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filme competidor em Paulínia traz imagens raras do Legião Urbana

6 jul 2011 - 08h05
(atualizado às 08h06)
Compartilhar
Guilherme Scarpa

Veterano - no sentido mais literal da palavra -, o paraibano Vladimir Carvalho, 76 anos, tem mais filmes no currículo do que todos os cineastas que também estão em competição no 4º Paulínia Festival de Cinema, que começa na próxima quinta-feira (7). Diretor do documentário Rock Brasília - Era de Ouro, ele promete surpreender o público e o júri com imagens inéditas, guardadas a sete chaves, que vão do surgimento ao ápice de bandas lendárias como Legião Urbana e Capital Inicial.

» Alugue ou Compre Vídeos no Terra Video Store

"Moro em Brasília há 40 anos e, por isso, sou um observador privilegiado. No fim dos anos 1970, surgiu algo diferente no cenário musical. Eram mais de 200 bandas de rock e isso me chamou muita atenção. Entre 1987 e 1988, eu filmei muita coisa, mas depois, por conta de outros projetos, fui adiando", contou Vladimir, que estava presente no fatídico show da Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha, em 1988, na capital federal. "Além da cavalaria, filmei pessoas feridas, foi um salseiro danado. Tenho imagens do Renato Russo interrompendo a apresentação", contou ele, sobre a histeria em torno da banda, cujo show foi assistido por 50 mil pessoas e acabou em catástrofe.

Para complementar o material que já havia filmado há 23 anos, Vladimir procurou remanescentes da Legião, como Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, integrantes do Capital Inicial, Philippe Seabra, da Plebe Rude, e artistas contemporâneos dessa turma - os músicos do Paralamas do Sucesso e Caetano Veloso também aparecem. "De um ano e meio para cá, voltei a filmar com esses artistas. É uma rememoração. Conto histórias, como foi essa estrada, a evolução. Renato cantava as angústias dessa geração", defendeu Vladimir, um apaixonado pelo rock'n roll. "Meu primeiro longa já tinha rock", lembrou ele, que começou a carreira em 1962. "Agora Paulínia é meu objeto de desejo", entregou.

Os concorrente

Rock Brasília - Era de Ouro será exibido sábado no festival e vai competir com os documentários Uma Longa Viagem, de Lúcia Murat, sobre uma família que se exila em Londres durante a ditadura; Cidade Ímã, de Ronaldo German, que revela aspectos da Cidade Maravilhosa; À Margem do Xingu, de Damià Puig, história sobre o rio; Ela Sonhou que Eu Morri, de Maíra Buhler e Matias Mariani, que fala da globalização, e Ibitipoca, Droba pra Lá, de Felipe Scaldini, sobre o lugar.

Foto: Divulgação
Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra