"Eu pensei: ouso fazer isso?": Autor de Conclave fala sobre a grande reviravolta existente no enredo
O filme é baseado em um livro escrito por Robert Harris.
Lançado no fim do ano passado nos cinemas mundiais, Conclave é um longa-metragem concorrente ao Oscar 2025. Dirigido por Edward Berger, o filme é baseado em um livro escrito por Robert Harris; e adapta para as grandes telas um dos eventos mais secretos da história: a escolha da Igreja Católica por um novo Papa.
Durante uma entrevista concedida em 2024 para a revista Time, Harris aproveitou a estreia de Conclave para falar sobre o seu livro, discorrendo sobre as particularidades pertencentes ao enredo. Na conversa, o escritor explicou a origem da inesperada reviravolta ao fim da trama, colocando da seguinte forma:
"Eu abordei [essa reviravolta] não como um católico e também não como um especialista na Igreja. Então, minha preparação começou lendo os evangelhos, que são revolucionários. O contraste [entre a reviravolta] e o grande ritual, pompa, poder e riqueza da Igreja é impressionante. Há uma grande questão nisso tudo: você pode congelar qualquer coisa em um ponto há quase 2000 anos? O mundo e a humanidade não evoluíram?"
Ele continua:
"Tudo começou a me empurrar para esse desfecho. Eu pensei: 'ouso fazer isso?' E então pensei, bem, sim, porque qualquer outro resultado é apenas inofensivo, na verdade. Eu queria escrever algo que fosse dramático, que estivesse em uma escala das enormes dimensões desta eleição."
O QUE ACONTECE NO FINAL DE CONCLAVE?
ATENÇÃO! A PARTIR DAQUI HÁ SPOILERS!
No fim de Conclave, enquanto os cardeais se preparam para anunciar Benitez…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Conclave: Diretor revela como surgiu a ideia para transformar o livro em filme
Conclave: Onde assistir a um dos filmes favoritos ao Oscar 2025?