Ethan Hawke na Berlinale: 'Quando priorizamos dinheiro, o que obtemos é material genérico'
Ator e Richard Linklater discutem a relação entre arte e dinheiro durante coletiva de Blue Moon
Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o ator Ethan Hawke e o diretor Richard Linklater participaram de uma coletiva de imprensa no Festival de Berlim para falar sobre Blue Moon, novo filme que marca a nona colaboração entre os dois. Durante o evento, Hawke criticou a influência excessiva do dinheiro na produção artística e defendeu a importância de obras provocativas no cinema.
"O público precisa se importar. Se não vender, não acontece. Quando priorizamos o dinheiro a qualquer custo, o que obtemos é um material genérico que tenta agradar o maior número de pessoas e nos dizem que isso é o melhor," afirmou Hawke.
Se você ama arte ofensiva e a quer, exija. No momento, as pessoas acham que não vão lucrar com isso, então não produzem.
Durante a coletiva, Richard Linklater reforçou a ideia de que períodos turbulentos geram obras mais provocativas. "Tempos ofensivos geram arte ofensiva, talvez. Mas os filmes sempre foram uma forma de escapismo, e em nosso filme, Hart critica Oklahoma! por ser escapista em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial," afirmou o diretor. Ele também destacou que há menos produções provocativas hoje do que em outras épocas.
Blue Moon
Dirigido por Richard Linklater, Blue Moon acompanha os últimos dias de Lorenz Hart (interpretado por Hawke), letrista da famosa dupla Rodgers & Hart, que enfrentou problemas com alcoolismo e depressão. A trama se passa em 31 de março de 1943, na noite de estreia do musical Oklahoma!, primeiro trabalho de Richard Rodgers com Oscar Hammerstein II, que marcaria uma nova fase na Broadway. O filme explora a frustração de Hart ao ver o sucesso de um espetáculo que ele considerava excessivamente otimista.
No elenco, Andrew Scott interpreta Rodgers, enquanto Margaret Qualley assume o papel de Elizabeth Weiland e Bobby Cannavale interpreta o bartender Eddie.
A parceria entre Linklater e Hawke
Blue Moon marca a primeira colaboração de Hawke e Linklater em mais de uma década, desde Boyhood (2014). Os dois já trabalharam juntos em filmes como a trilogia Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia-Noite, além de The Newton Boys e Fast Food Nation. Segundo Hawke, o diretor queria produzir o longa há 12 anos, mas decidiu esperar até que o ator estivesse "menos atraente" para interpretar Hart. "Ele disse: 'Vamos colocar isso na gaveta e, a cada poucos anos, ler de novo para ver se estamos prontos'," relembrou Hawke.
A estreia de Blue Moon acontece nesta terça-feira no Festival de Berlim, que segue até o dia 23 de fevereiro.