Enquete: qual é a melhor cena de Alfred Hitchcock?
Mestre do suspense, apontado como o maior e mais influente cineasta da história, morreu há 40 anos
Há 40 anos, no dia 29 de abril, morria um dos maiores diretores do cinema - o mestre do suspense Alfred Hitchcock (1899-1980). Em 1995, uma enquete feita com críticos e diretores de todo o mundo para festejar o centenário do cinema apontou-o como o maior e mais influente cineasta da história.
Hitchcock elevou o medo à condição de uma das mais belas artes. Tornou-se mestre do suspense muitas vezes, senão sempre, suprimindo o mistério. Para homenagear o cineasta, convidamos os leitores do Estado a assistir as cenas e responder a enquete a seguir para escolher a melhor cena do mestre do suspense.
O Homem Que Sabia Demais, 1956
A tentativa de assassinato do Albert Hall. A partitura, os músicos e o homem dos pratos, que não sabe que o som vai encobrir o tiro.
Um Corpo Que Cai, 1958
O movimento combinado de aproximação e afastamento de lente, que cria o efeito de vertigem, na escada da torre, na igreja.
Intriga Internacional, 1959
O ataque do avião fumigador a Roger Thornhill/Cary Grant, na estrada deserta.
Psicose, 1960
O assassinato de Marion Crane/Janet Leigh, no chuveiro. Facadas, corte, montagem, a trilha de Bernard Herrman e o sangue que só aparece no fim da cena.
Os Pássaros, 1963
A tomada aérea, o posto de gasolina explode, os pássaros, lá em cima, são atraídos e iniciam o voo para o ataque.