Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DreamWorks lançará filme com "DNA chinês" em 2016

19 fev 2012 - 14h58
(atualizado às 16h22)
Compartilhar

A DreamWorks Animation - gigante americana no gênero de cinema de animação - acaba de anunciar a criação de um estúdio de produção em Xangai, na China. "A partir de 2016, serão lançados filmes com 'DNA chinês'", declarou seu presidente, Jeffrey Katzenberg, na sexta-feira (17), em Los Angeles (EUA).

Infográfico: Confira os 40 personagens mais sexy do cinema e vote no seu preferido

Infográfico: Veja 30 filmes aterrorizantes e vote no que mais te assustou

Alugue ou Compre vídeos no Terra Video Store

Foto: Imdb / Reprodução

O anúncio, que foi feito durante a visita do vice-presidente e provável próximo líder chinês Xi Jinping, converte a DreamWorks Animation em uma instituição de peso dentro de um mercado muito fechado para a produção estrangeira, mas que tem um crescimento exponencial.

"Estamos trabalhando nos detalhes desta sociedade há um ano", disse Katzenberg. "O que os chineses querem é criar a sua própria marca de entretenimento familiar. Produtos que sejam criados por chineses, para os chineses, na China, e de uma qualidade que os torne competitivos não apenas dentro de seu mercado, mas em todo o mundo", explicou.

O novo estúdio, batizado de Oriental DreamWorks, será 55% das empresas estatais chinesas China Media Capital (CMC), Shanghai Media Group (SMG) e Shanghai Alliance Investment (SAI), e 45% da DreamWorks Animation. Este gigante compromisso marca uma mudança de estratégia para Hollywood, freado pelas rígidas cotas de obras estrangeiras que são admitidas em território chinês: apenas 20 filmes por ano.

"O que queremos fazer há tempos é com que nossos produtos e filmes entrem na China, mas não era o que eles queriam", observou Katzenberg. "O objetivo dos chineses era serem capazes de criar seus próprios filmes, coisa que acontece em muitos outros países, não é um caso único".

Assim, a DreamWorks Animation enviará desenhistas, técnicos e animadores à China para formar os profissionais asiáticos. "Isto criará empregos na DreamWorks Animation nos Estados Unidos e mais oportunidades", assegurou Katzenberg.

"Uma centena de pessoas de nosso estúdio vieram nos dizer que gostariam de fazer parte da nova missão e ir à China durante dois anos, com o intuito de educar e formar os profissionais chineses. Além disso, a Oriental DreamWorks, diferentemente da matriz americana, também produzirá filmes não animados, disse o chefe do estúdio que criou franquias como Shrek, Kung Fu Panda e Madagascar.

A primeira produção da Oriental DreamWorks sairá em 2016. "Temos meia dúzia de projetos nos quais trabalhamos ativamente desde o ano passado", explicou Katzenberg. A principal dúvida é: será realizado um Kung Fu Panda 3 em Xangai? "Não acredito", respondeu o executivo. "A ideia é criar filmes originais que serão produzidos na China. Mas essas produções serão inspirados na cultura, na literatura ou na história da China. Seu DNA será chinês, este é nosso objetivo".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra