Como esse ator conseguiu respirar embaixo d'água no filme de James Cameron?
Em uma sequência do filme, Ed Harris se vê obrigado a respirar por meio de um líquido injetado em seu traje de mergulho e a técnica existe de verdade.
Lançado em 1989, O Segredo do Abismo foi um filme marcante do ponto de vista técnico. Mas a produção do filme rapidamente se transformou em um inferno para a equipe técnica e os atores. Foi uma provação coletiva causada em grande parte pelo próprio James Cameron, que estava obcecado em tornar Abyss - título original - o mais realista possível.
Ao mesmo tempo, um filme-catástrofe ambientado em uma época em que os ventos do fim da Guerra Fria ainda sopravam, um suspense claustrofóbico, um filme de ficção científica com um toque de terror e uma história de amor profundamente comovente que ecoa a situação pessoal do diretor, que estava passando por um divórcio na época, O Segredo do Abismo revela o que é, sem dúvida, a maior força do diretor: sua capacidade de contar histórias humanistas em um cenário fantástico. Tudo isso envolto em uma inegável maestria técnica e visual que regularmente beira um exercício físico de tanta habilidade requerida.
Embora o filme tenha sido injustamente punido com um doloroso fracasso nas bilheterias mundiais, o tempo felizmente fez seu trabalho, elevando o filme de Cameron, que ganhou um Oscar de Melhores Efeitos Visuais, à categoria de clássico.
RATO DE LABORATÓRIO
Entre as sequências que impressionaram na época estava uma no terço final do filme, em que Ed Harris é forçado a se aventurar nas profundezas da Fossa…