CineOP 2025: Preservar é Resistir
A mostra celebra a memória audiovisual e reforça o papel do cinema na construção da história brasileira.
A CineOP (Mostra de Cinema de Ouro Preto) celebrou sua 20ª edição reafirmando seu papel como mais do que um festival de cinema, um fórum para a construção de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio cinematográfico brasileiro. Foi nesse espaço que nasceram iniciativas fundamentais como a criação da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e o Plano Nacional de Preservação Audiovisual.
Em 2025, um dos temas foi "Preservar é Resistir", uma afirmação da importância de proteger a memória audiovisual em um país onde arquivos ainda enfrentam ameaças de apagamento, por falta de financiamento ou tentativas de privatização.
Um Olhar Inquieto: O Legado de Jorge Bodanzky
Entre os destaques da mostra, o documentário Um Olhar Inquieto: O Cinema de Jorge Bodanzky, dirigido por Liliane Maia e pelo próprio Bodanzky, se destacou como uma obra que dialoga diretamente com essa missão. O filme revisita o legado do cineasta por meio de seu acervo pessoal com milhares de fotografias e dezenas de horas de imagens filmadas entre os anos 1960 e 1990, digitalizadas pelo Instituto Moreira Salles.
Uma dessas imagens era um sobrevoo sobre uma aldeia indígena Cinta Larga, que motivou a realização do documentário. Segundo Bodanzky, ao rever a cena, se perguntou: "O que aconte…
Artigo original publicado em AdoroCinema
2ª edição do Festival de Cinema de Xerém estreia com homenagens e exibição gratuita de filmes
CineOP 2025 celebra 20 anos destacando o humor das mulheres no cinema brasileiro