"Chorei quando vi a sequência completa pela primeira vez'': A cena de guerra mais realista da história impactou Tom Hanks - e valeu cada centavo
Cerca de 20% do valor total do filme foi utilizado na cena que é aclamada por muitos até hoje.
Por muitos anos, os filmes de ação focados nas Grandes Guerras pareciam querer vender mais uma imagem de heroísmo do que a verdade nua e crua dos conflitos armados. No entanto, ao lado do diretor de fotografia Janusz Kamiński, Steven Spielberg teve a oportunidade de mudar esse destino.
Fugindo da normalidade, o diretor resolveu usar US$ 12 milhões - cerca de 20% do orçamento total da produção - para transformar os primeiros 23 minutos de um dos filmes de guerra mais aclamados da história em algo inesquecível.
Retratando especificamente uma das maiores invasões marítimas - e possível início do fim da Segunda Guerra Mundial -, O Resgate do Soldado Ryan é considerado até hoje a representação mais honesta do desembarque na Praia de Omaha pelos críticos do cinema.
A obra buscava retratar o horror vivido por aqueles que lutavam para sobreviver na areia ensanguentada, por isso a câmera deveria parecer estar sendo operada por um dos combatentes. Transmitindo o pânico através de tremedeira e rápidos estímulos em resposta aos acontecimentos, a gravação impactou a muitos, inclusive parte do elenco.
Interpretado por Tom Hanks, o Capitão Miller tem um papel essencial para o filme. Além de todos os detalhes citados, a falta de trilhas sonoras tornou tudo mais poderoso, já que os estalos dos tiros, as explosões, os gritos e até mesmo o zumbido no ouvido do personagem transformaram toda a experiência cinematográfica.
O impacto fora das telas
Para o astro Tom Hanks, o momento e…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Tom Hanks recusou o melhor filme de todos os tempos - e provavelmente tomou a decisão certa!
Dica de streaming: Este extraordinário filme de guerra é um clássico com um elenco forte!