"Chorei muito durante as filmagens", diz João Miguel sobre 'Beira'
- Marina Azaredo
- Direto de São Paulo
Ator já consagrado no cinema e no teatro, João Miguel revelou que ser o protagonista de À Beira do Caminho, novo longa de Breno Silveira, que estreia nesta sexta-feira (10) em todo o Brasil, foi uma experiência marcante em sua carreira. "Não foi fácil desenhar um personagem tão duro. Me emocionei muito. Até porque ele apareceu em um momento de grande coincidência, quando perdi um grande amigo, o diretor Sotigui Kouyaté. Isso contribuiu para o chororô. Nunca chorei tanto fazendo um filme", confessou em entrevista para divulgar o filme na última semana.
Descubra o Sundaytv e tenha acesso ao melhor do cinema e da TV
O ator contou que, para fazer o personagem, recebeu algumas referências passadas pelo próprio Breno, entre elas os filmes Paris, Texas, de Wim Wenders, Gran Torino, de Clint Eastwood, e Nascido e Criado, de Guillermo Pfening. "Eu tinha que passar uma ideia de aprisionamento, agonia, angústia, perdas. O meu personagem sofre por amor. E dor de amor pesa mesmo", justificou.
Em À Beira do Caminho, João Miguel vive João, um homem que encontra na estrada e na vida de caminhoneiro uma saída para esquecer os dramas do seu passado. Por acaso ou sorte, seu caminho se cruza com o de um menino (Vinícius Nascimento) em busca do pai que mora em São Paulo. A partir desse encontro, nasce uma relação que movimentará o delicado equilíbrio construído por João para enfrentar seus fantasmas. Tudo ao som de uma trilha sonora composta por canções de Roberto Carlos.
No longa, João tem como parceiro o garoto Vinícius Nascimento, para quem é só elogios. "Trabalhar com o Vinícius foi muito inspirador. Tivemos uma química muito grande. Há cenas no filme que surgiram quando estávamos no set, a partir de brincadeiras dele", contou. Segundo ele, a amizade entre os dois extrapolou o set de filmagens. "A gente falou muito da vida. Tenho um respeito por ele muito grande, apesar da diferença de idade", garantiu.
Ludmila Rosa e Ângelo Antônio completam o elenco de À Beira do Caminho. O filme arrebatou cinco prêmios no Cine PE - Festival do Audiovisual, em abril deste ano: melhor filme pelo júri oficial e pelo popular, melhor ator (João Miguel), ator coadjuvante (Vinícius Nascimento) e roteiro.