Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Catherine O'Hara morreu aos 71 anos por embolia pulmonar causada por câncer

Atriz de "Esqueceram de Mim" e "Schitt's Creek" enfrentava câncer retal que não havia divulgado publicamente

9 fev 2026 - 19h17
Compartilhar
Exibir comentários

Certidão de óbito de Catherine O'Hara revela que atriz morreu de embolia pulmonar desencadeada por complicações de câncer retal, segundo informações divulgadas nesta segunda, 9, pelo TMZ. Tabloide americano teve acesso ao documento oficial emitido pelo Departamento Médico Legal do Condado de Los Angeles, confirmando causa da morte que permanecia desconhecida desde 30 de janeiro, quando canadense faleceu aos 71 anos. Atriz vencedora de dois Emmys não havia compartilhado publicamente que enfrentava doença, surpreendendo fãs e indústria do entretenimento com notícia do diagnóstico apenas após morte.

Foto: Frazer Harrison/Getty Images / Rolling Stone Brasil

Segundo Corpo de Bombeiros de Los Angeles, socorristas atenderam ocorrência na casa de O'Hara em Brentwood aproximadamente às cinco da manhã de 30 de janeiro. Ela foi transportada para hospital local em estado grave e declarada morta horas depois. De acordo com certidão de óbito obtida pelo TMZ, corpo foi cremado e cinzas entregues ao marido, diretor de arte Robert "Bo" Welch. Atriz manteve-se ativa profissionalmente até fim, com participações recentes em série de comédia O Estúdio (2025) e segunda temporada de The Last of Us (2023), sem demonstrar publicamente sinais da doença que enfrentava.

Catherine ficou marcada na cultura pop como Kate McCallister, mãe do protagonista da franquia Esqueceram de Mim (1990) estrelada por Macaulay Culkin, que lamentou morte nas redes sociais: "Mamãe, pensei que teríamos mais tempo". Canadense também interpretou Delia Deetz em Os Fantasmas se Divertem (1988) e sequência Beetlejuice Beetlejuice (2024), ambos dirigidos por Tim Burton, consolidando-se como nome frequente em filmes do cineasta. Maior reconhecimento crítico veio com papel de matriarca Moira Rose na série Schitt's Creek (2015-2020), performance que rendeu Emmy de Melhor Atriz de Série de Comédia e transformou vocabulário excêntrico e figurinos extravagantes da personagem em fenômeno nas redes sociais.

Carreira começou no grupo de humor de improviso Second City em Toronto, onde iniciou parceria duradoura com ator Eugene Levy, famoso por papel do pai em American Pie. Colaboração atravessou décadas, desde programa de esquetes SCTV nos anos 70 até domínio nas categorias de comédia do Emmy e Globo de Ouro nos anos 2020 com Schitt's Creek. O'Hara também foi colaboradora frequente do diretor Christopher Guest, integrando elencos de mockumentaries cult que definiram comédia americana nos anos 80 e 90. Versatilidade permitiu que transitasse entre campeões de bilheteria hollywoodianos e produções independentes de improviso, construindo reputação como uma das comediantes mais respeitadas de sua geração.

Natural de Toronto, Canadá, Catherine O'Hara deixa marido Bo Welch e dois filhos, Luke e Matthew, ambos profissionais da área de cenografia seguindo passos do pai. Morte aos 71 anos interrompe carreira de cinco décadas que redefiniu comédia norte-americana e inspirou gerações de atrizes cômicas. Legado permanece em personagens inesquecíveis que combinavam humor físico com timing impecável e capacidade única de transformar linhas aparentemente simples em momentos memoráveis de cinema e televisão. Indústria do entretenimento perde uma de suas vozes mais distintivas justamente quando O'Hara experimentava renascimento de carreira e conquistava nova geração de fãs através de Schitt's Creek.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade