'Avatar': filme do futuro com propaganda arrebatadora
Para vender o filme do futuro, uma forma inovadora de publicidade parecia obrigatória.
» Saiba mais sobre filmes que vem por aí
Em um truque de marketing audacioso, o estúdio 20th Century Fox e o cineasta James Cameron exibiram um trailer com pouco mais de 15 minutos de duração de seu Avatar, que deve sair na temporada de festas. O thriller de ficção científica, cuja avançada técnica de 3D causou rumores sobre uma transformação radical da experiência dos espectadores de cinema, foi exibido em um evento especial em telas Imax de todo o mundo, na sexta-feira (21).
Os espectadores que viram o trailer em Nova York se mostraram receptivos, mas não consideram que a experiência tenha sido excepcional. "Foi bastante impressionante, a profundidade e alcance das imagens", diz Richard Sullivan, analista de dados de Manhattan que viu o trailer no cinema AMC Lincoln Square, no Upper West Side de Nova York. "Não chega a ser completamente realista em termos fotográficos, mas eles estão certamente avançando".
No início da exibição promocional, aberta por uma mensagem gravada de Cameron, os espectadores estavam silenciosos. O diretor prometeu que as imagens, extraídas da primeira metade do filme, não estragariam qualquer surpresa. O ataque de um dinossauro alienígena causou alguma sensação, e os aplausos foram entusiásticos ao final da sessão.
Em Avatar, um soldado humano interpretado por Sam Worthington visita o mítico planeta Pandora; e lá ele vive, ama e luta dentro de um corpo alienígena artificial.
Mais de 10 mil espectadores devem ter assistido ao trailer. Os ingressos foram distribuídos pelo site oficial do filme, causando um colapso imediato do servidor devido ao excesso de pedidos.
Inicialmente, as pouco mais de 100 salas Imax nos Estados Unidos e 30 no exterior exibiria dois trailers de Avatar em sessões curtas consecutivas, mas os planos mudaram quanto o excesso de espectadores em algumas cidades, como Los Angeles e Nova York, forçou sessões adicionais.
Greg Foster, presidente-executivo da Imax Filmed Entertainment, disse que não conhecia outras promoções contemporâneas que tenham realizado eventos desse porte. Antes de lançar Batman: O Cavaleiro das Trevas, o estúdio Warner Bros. exibiu uma sequência de abertura de seis minutos nos cinemas que estavam exibindo Eu sou a Lenda, mas para os espectadores com ingressos para o filme principal, e não com ingressos especiais para o trailer.
"São os nossos embaixadores", disse Foster sobre os espectadores que formaram fila para ver o novo trabalho de Cameron. "São eles que vão divulgar Avatar, a Imax e o novo cinema".
O trailer da sexta-feira vai ajudar a Fox a avaliar o interesse da audiência. Tom Rothman, co-presidente do conselho da Fox Filmed Entertainment, assistiria ao trailer em pessoa em Los Angeles.
Isso tudo - o trailer, a linha de brinquedos Mattel, o cartaz do videogame do filme a ser lançado pela Ubisoft e um trailer convencional lançado na quinta - deve ajudar a Fox a resolver um dilema de marketing: como lançar um filme que promete, na versão 3D, revolucionar o mercado, sem ao mesmo tempo sabotar a versão bidimensional, que também precisará encontrar sucesso caso o estúdio deseje recuperar um orçamento que parece ter superado os US$ 200 milhões?
O número de telas para filmes 3D está em alta, já que Hollywood parece cada vez mais determinada a utilizar o formato como maneira de estimular vendas. Os cálculos apontam que deve haver 3,5 mil telas 3D operando nos Estados Unidos e quatro mil no exterior quando Avatar for lançado, em 18 de dezembro - muito mais do que no passado, mas número ainda insuficiente para sustentar o lançamento de um filme desse porte.
A reação dos espectadores online a uma versão abreviada do trailer, com dois minutos de duração, divulgada na Web a partir da quinta-feira não foi completamente positiva. O blog cinematográfico The Playlist perguntou, retoricamente: "É esse o filme que mudará o mercado este ano? Talvez as imagens sejam deslumbrantes em formato 3D e em uma tela gigante, mas ao menos em sua versão de trailer para Internet, o filme é uma piada".
O site Spout não demorou muito a publicar uma lista de 10 outros filmes de ficção científica e fantasia com os quais o trailer de Avatar apresenta infelizes semelhanças, entre os quais, fracassos de bilheteria como Dungeons & Dragons e Delgo.
Em Nova York, Ramon Feliciano, gerente assistente de uma empresa de consultoria, era a primeira pessoa na fila do cinema Loews, tendo chegado às 12h30. Depois de assistir ao trailer, Feliciano declarou que se sentia um tanto confuso com a experiência.
"A aparência daquilo que vi parecia excelente, mas em termos de personagens, eu não consegui entender quem eram eles, o que faziam", afirmou.
Sullivan, no entanto, saiu da sessão convicto do sucesso. "Eu provavelmente vou comprar meu ingresso já", disse. "Por que não?"