'As aventuras de Tintin' ganha modificações nos EUA
Depois do sucesso na Europa, Oriente Médio e Ásia, o filme 3D As Aventuras de Tintin, de Steven Spielberg desembarca nos Estados Unidos para as festas de fim de ano, e espera repetir o êxito.
Infográfico: Confira os 40 personagens mais sexy do cinema e vote no seu preferido
Infográfico: Veja 30 filmes aterrorizantes e vote no que mais te assustou
Alugue ou Compre vídeos no Terra Video Store
Criado em 1929 pelo belga Hergé (Georges Remi), então na casa dos 20 anos, os quadrinhos de Tintin viraram objeto de adoração para milhões de leitores em todo o mundo.
Mas o célebre repórter é bem menos conhecido nos Estados Unidos, o que levou os produtores a efetuar algumas modificações: o cão Milu passa a chamar-se Snowy (nevado) e os Dupont são Thompson e Thompson.
Spielberg, fã de Tintin há 30 anos, demonstra confiança: "é apenas prazer, diversão. Uma aventura na qual queria que todos embarcassem", explicou o cineasta no fim da última semana durante uma entrevista coletiva em Nova York.
"É um filme sobre a importância de saber quem são seus amigos, sobre a importância de permanecer fiel a seus amigos, um filme sobre a amizade e a confiança".
"Tintin é um farol de excelência para as crianças, uma bússola moral que aponta o bom caminho", declarou o ator Jamie Bell, que interpreta o personagem.
As Aventuras de Tintin estreou em Bruxelas em 10 de outubro e em grande parte da Europa, Oriente Médio e na Índia. O filme já arrecadou US$ 233 milhões (aproximadamente R$ 427).
A estreia nos Estados Unidos acontecerá em 21 de dezembro, mas no Brasil o longa só chega aos cinemas no dia 20 de janeiro. A equipe de produção respeitou ao pé da letra a parte gráfica de Hergé, com quem Spielberg entrou em contato pela primeira vez em 1983, pouco antes de sua morte.
O roteiro é baseado em três quadrinhos de Tintin e os personagens são o mais próximo possível da realidade, o que leva o espectador a esquecer em alguns momentos que assiste um filme de animação.
Tintin enfrentará uma forte concorrência nos Estados Unidos, com outros filmes de animação como Muppets, Happy Feet 2 e Operação Presente.
Além disso, o momento não é fácil para a indústria cinematográfica: o último fim de semana foi o pior em termos de vendas desde 2008, com uma redução de 5% em ritmo anual no comparecimento às salas.
Apesar dos riscos, Spielberg já confirmou que Tintin terá uma segunda aventura no cinema.