Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A grande proibição que Martin Scorsese impõe aos seus atores

De acordo com montadora Thelma Schoonmaker, diretor odeia tanto quando fazem algo específico em cena a ponto de ela cortar essas tomadas direto

28 nov 2025 - 15h18
Compartilhar
Exibir comentários

Martin Scorsese não só é um dos maiores diretores vivos, como também um dos mais reconhecíveis. E algo que ele odeia ver seus atores fazer envolve uma parte muito famosa de sua aparência.

Martin Scorsese
Martin Scorsese
Foto: Amy Sussman/Getty Images / Rolling Stone Brasil

Em entrevista de 2020 à BBC (via Far Out), a montadora Thelma Schoonmaker, com quem o cineasta trabalhou a maior parte de sua carreira, revelou que Scorsese não suporta quando atores recorrem às suas sobrancelhas como elemento de interpretação. Por isso, ela nunca aproveita tomadas nas quais isso acontece.

A profissional contou:

"Ele odeia quando um ator usa as sobrancelhas para enfatizar algo. Ele não permite movimento de sobrancelha."

A ironia dessa proibição é evidente a qualquer um que já tenha visto Martin Scorsese. Seu traço físico mais reconhecível é justamente suas sobrancelhas.

Como é trabalhar com Martin Scorsese

Quanto ao resto do processo de montagem, Schoonmaker afirmou que não existem divergências entre os dois. A relação profissional é longa o suficiente para ambos conhecerem seus gostos e desgostos.

Ela explicou:

"Nunca há brigas entre nós. Eu apresento opções para ele. Muitos montadores e diretores brigam por causa de filmes. É uma batalha de egos, e isso é horrível para o filme. Felizmente - ele me treinou, afinal -, eu sei do que ele gosta e do que não gosta."

História da parceria

Thelma Schoonmaker e Martin Scorsese se conheceram no começo dos anos 1960 quando ainda eram estudantes da New York University. A montadora chegou a trabalhar no longa de estreia do cineasta, Who's That Knocking at My Door (1967), estrelado por outro colega deles de curso superior, Harvey Keitel.

A parceria só seria restabelecida em longas com Touro Indomável (1980), pelo qual Thelma ganhou o Oscar de Melhor Montagem. Desde então, ela montou todos os filmes de Scorsese e venceu mais duas estatuetas, por O Aviador (2004) e Os Infiltrados (2006). 

Ao todo, Schoonmaker recebeu nove indicações ao prêmio da Academia. A mais recente delas veio por seu trabalho no filme Assassinos da Lua das Flores (2023).

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade