A cena de 'Homem-Aranha' que precisou ser refeita 156 vezes e levou 16 horas até Tobey Maguire acertar
Sem efeitos em computação gráfica (CGI), a cena que levou 16 horas para ser concluída é rápida, mas essencial ao filme de 2002.
Mesmo diante do excesso de filmes e séries de heróis a pipocar nas telas nos últimos anos, há alguns universos que parecem jamais cansar o público. É o caso das adaptações cinematográficas do Homem-Aranha, que acumulam fãs e defensores mundo afora de cada uma das versões em live-action, seja com Tobey Maguire, Andrew Garfield ou Tom Holland no papel de Peter Parker. O primeiro longa do Cabeça-de-Teia dirigido por Sam Raimi, de 2002, permanece até os dias atuais como uma obra seminal para a era de ouro dos heróis, e um dos motivos para isso é a dedicação do diretor ao realismo com o uso de efeitos práticos.
Uma das cenas mais memoráveis do filme acontece pouco depois de Peter Parker adquirir seus poderes. O garoto está na cafeteria da escola quando sua amada Mary Jane (Kirsten Dunst) escorrega em uma poça de suco derramado no chão, enquanto carrega sua bandeja com o que irá comer no almoço. Peter, usando suas recém-descobertas habilidades de aranha, impede a garota de cair no chão e ainda pega a bandeja no ar, recolhendo com a mesma todos os itens que estavam sobre ela. Dada a natureza da cena, seria fácil presumir que ela tenha sido feita com uso de computação gráfica, mas a realidade é que foi o próprio Tobey Maguire que fez aquilo tudo, e chegar ao resultado perfeito levou "apenas" 156 tentativas.
Segundo recorda o Collider, há relatos da época de que a Sony Pictures gostaria de fazer a cena digitalmente, até que surgiu a ideia de fazê-la ao modo natural. Embora a ideia agradasse ao diretor, o estúdio não foi tão fã assim da proposta.
Ao todo, foram 156 tomadas para aperfeiçoar a cena, que levaram nada menos do que 16 horas para serem concluídas. Nos extras do DVD, há a versão do filme com comentários, e tanto o supervisor de efeitos visuais John Dykstra quanto a própria Dunst confirmam que a cena é resultado do esforço de Toby. "Eles colocaram uma espécie de cola para grudar as mãos dele na bandeja", explica a atriz, ao comentar quais truques foram utilizados para que a cena pudesse ser concluída.
Cena quase foi cortada
Embora bastante memorável, esta cena quase ficou de fora do filme, justamente pelo trabalho que daria para concluí-la. Ainda nos extras do DVD, Dunst explica que estavam reservados dois dias para terminá-la, mas que a Sony queria tirá-la justamente para que a mesma não ocupasse dois dias inteiros das filmagens. Decidido a manter a sequência de qualquer forma, Raimi se comprometeu a finalizar em um dia –que teve exaustivas 16 horas de trabalho.
Ao final, o público só teve a ganhar com a manutenção da cena. O fato de ela não ter usado efeitos digitais fez com que permanecesse intacta ao teste do tempo, além de ser importante para que o público entenda quem é Peter naquele contexto escolar.
Nenhum efeito mesmo?
Além da cola na mão de Maguire para ela ficasse presa à bandeja, o mesmo artifício foi utilizado para que os alimentos não voassem dos recipientes enquanto estivessem no ar e que ficassem minimamente firmes na bandeja assim que Tobey conseguisse pegá-los. Em 2022, a equipe do canal Corridor Crew, do YouTube, chegou a reproduzir a cena e tentar imaginar o que teria acontecido nos bastidores do longa de 2002.
Reveja a cena abaixo.
Dirigido por Sam Raimi e estrelado por Tobey Maguire, Kirsten Dunst, Willem Dafoe e James Franco, "Homem-Aranha" (2002) traz a origem do herói do Queens. Depois de ser picado por uma aranha geneticamente modificada em uma demonstração científica, o jovem nerd Peter Parker ganha superpoderes. Inicialmente, ele pretende usá-los para ganhar dinheiro, adotando o nome de Homem-Aranha e se apresentando em lutas de exibição. Porém, ao presenciar o assassinando de seu tio Ben e sentir-se culpado, Peter decide não mais usar seus poderes para proveito próprio e sim para enfrentar o mal, tendo como seu primeiro grande desafio o psicótico Duende Verde.
O longa está disponível para streaming na Max.