Dr. Rafael Reinert apresenta técnica inédita para tratar alopecia feminina durante grande congresso em São Paulo
Médico de Blumenau apresentou aula e foi um dos destaques no 1º Encontro Latino-Americano de Restauração Capilar, evento que reuniu especialistas do Brasil e da América Latina para debater avanços no tratamento da queda de cabelo.
O cirurgião capilar Dr. Rafael Reinert, de Blumenau (SC), foi um dos destaques do 1º Encontro Latino-Americano de Restauração Capilar (ELARC), realizado nos dias 15 e 16 de agosto, em São Paulo. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC), fez história ao abrir suas portas para médicos de diversas especialidades e já se estabeleceu como um marco na área, não apenas por seu pioneirismo, mas também por ter sido o palco de um avanço significativo no tratamento de uma condição que aflige milhares de mulheres: a Alopecia Frontal Fibrosante (AFF).
Durante o congresso, o especialista ministrou uma aula para apresentar uma técnica inédita de tratamento para alopecia frontal fibrosante em mulheres. "É uma técnica para pacientes com Alopecias Cicatriciais como a Alopecia Fibrosante Frontal. Realizamos a extração de uma área acometida pela doença pela técnica de frontoplastia e após realizamos o transplante capilar na frente da área retirada. Isso permite a paciente ter um resultado satisfatório em apenas um procedimento e usar uma quantidade mínima de unidades foliculares", explicou o médico em entrevista exclusiva. A grande vantagem dessa abordagem é dupla: o resultado satisfatório pode ser alcançado em um único procedimento e, o mais importante, com uma economia drástica de unidades foliculares.
Segundo Dr. Reinert, esse avanço representa um impacto direto na qualidade de vida das mulheres que sofrem com a doença. "Essa redução na quantidade de unidades foliculares permite a paciente manter uma área doadora saudável já que a mesma pode vir a necessitar de novos tratamentos no futuro", destacou.
Um evento que marca a evolução da medicina capilar
O encontro reuniu centenas de médicos do Brasil e da América Latina em uma imersão em ciência, tecnologia e técnicas de ponta. Para Dr. Reinert, a iniciativa da ABCRC de ampliar o acesso a outras especialidades foi muito importante. "A presença de especialistas de diferentes áreas tem contribuído significativamente para o avanço da restauração capilar, tanto no Brasil quanto no cenário internacional. Ganhamos profissionais de confiança, com formações diversas, que enriquecem o campo com novas perspectivas e técnicas. Além disso, essa diversidade amplia as oportunidades de aprendizado mútuo, promovendo trocas valiosas entre os profissionais. Essa abertura foi vista com bons olhos pela diretoria da SBCRC e pela maioria dos sócios em assembleia. O evento foi um sucesso!", afirmou.
Ele também complementa que transplante capilar não é um procedimento uniforme e exige conhecimento profundo. "O entendimento que transplante capilar não é tudo igual e exige muito conhecimento e aprimoramento. Esse foi o ponto chave que a ABCRC quis mostrar para os não especialistas. As duas coisas devem andar juntas, estudo e prática. Quando não caminham na mesma direção os resultados não são os melhores para os pacientes."
Para a comunidade médica, eventos como o ELARC são essenciais para promover a disseminação de conteúdos atualizados, éticos e confiáveis, que podem ser aplicados diretamente na prática clínica. "Isso contribui para elevar o padrão dos tratamentos oferecidos e reforçar a segurança dos pacientes", explica Dr Rafael.
Impacto internacional com raízes em Blumenau
Com reconhecimento crescente, o trabalho do dermatologista atrai pacientes de diferentes partes do mundo para sua clínica em Blumenau. "Felizmente, pacientes de todo o mundo vêm operar comigo na cidade de Blumenau e a distância não é mais um impedimento. Possuímos uma logística incrível desde a chegada do paciente ao aeroporto, intérprete, centro cirúrgico capacitado, equipe com vários dermatologistas, cirurgião plástico, fisioterapeuta… Além de hotel capacitado para receber esse paciente que vem de fora para o Brasil. Esse reconhecimento me deixa muito feliz", disse.
Embora a técnica seja inovadora, Dr. Reinert ressalta que ainda é necessário tempo e acompanhamento clínico para validar plenamente os resultados. "Acredito que toda técnica deve sofrer um processo de validação ao longo dos anos. Isso requer um número grande de pacientes tratados e operados e avaliação dos resultados a longo prazo. Hoje pacientes que operamos há mais de 7 anos estão muito felizes e com elevação da sua autoestima. Agora é seguir em busca dos melhores protocolos para que essas pessoas tenham vidas normais e felizes."
Ao marcar presença em um congresso que já nasce histórico, Dr Rafael Reinert firma cada vez mais o seu protagonismo do Brasil na área de medicina capilar e ressalta a importância de investir em ciência, inovação e conhecimento compartilhado.