Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia do gráfico: 5 curiosidades sobre a profissão

Conheça alguns fatos marcantes sobre a profissão que torna as experiências visuais mais significativas

7 fev 2024 - 14h31
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 7 de fevereiro é celebrado nacionalmente o 'Dia do Gráfico', profissional que trabalha no processo de impressão de jornais, revistas, livros e folhetos, também encarregado de transmitir informação. Mas você sabe de onde surgiu a comemoração?

Profissionais gráficos são homenageados por sua criatividade e atuação na transmissão de informação
Profissionais gráficos são homenageados por sua criatividade e atuação na transmissão de informação
Foto: Pixel-Shot | Shutterstock / Portal EdiCase

Segundo a história, em meados de 1923 a indústria gráfica passou por um grande crescimento, no entanto, os trabalhadores da área não recebiam o equivalente à expansão do negócio, o que gerou uma grande greve dos gráficos em São Paulo. O evento foi tamanho que resultou na origem do sindicato dos gráficos, bem como na data que homenageia a categoria.

Mas esse é apenas um dos fatos sobre a profissão, que contempla diversas outras ocupações. A seguir, veja mais 6 curiosidades sobre os gráficos. Confira!

1. Os chineses foram pioneiros na profissão

A história da impressão remonta há mais de 2.000 anos, com os chineses sendo os pioneiros na utilização de blocos de madeira para imprimir textos e imagens. A impressão "woodblock", também conhecida como "xilogravura", revolucionou o registro histórico da época e, com a expansão territorial da China medieval, foi importada para outros países, democratizando o conhecimento.

2. Gutenberg foi o primeiro gráfico da história

Em 1450 o alemão Johannes Gutenberg inventou a prensa gráfica e tornou-se conhecido como 'o pai da imprensa'. Foi ele quem imprimiu a primeira bíblia, tornando os métodos de reprodução antigos em desuso. Por isso, ele é considerado até hoje o primeiro gráfico da história.

3. "Notícias recebidas" foi o primeiro jornal diário impresso

Segundo informações disponíveis no site da Prefeitura de São Paulo, após a invenção de Gutenberg, as técnicas de produção de textos foram inovadas e, a partir de 1650, surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas). O jornal foi fundado na cidade alemã de Leipzig, onde era vendido ao público.

Trabalho gráfico passa por três etapas até ser finalizado
Trabalho gráfico passa por três etapas até ser finalizado
Foto: amenic181 | Shutterstock / Portal EdiCase

4. O trabalho gráfico é composto por três níveis

Além do pedido e definição do processo, os trabalhos gráficos são realizados em três níveis, são eles:

  • Pré-impressão: que prepara o arquivo de acordo com a especificação da máquina, já que cada equipamento trabalha com um padrão de impressão;
  • Impressão: produz a matriz e, após aprovado, começa a etapa de produção;
  • Acabamento: fase final do produto em que são realizados corte, dobradura, aplicação de verniz e outros.

5. É um mercado em expansão

O avanço tecnológico proporcionou inovação ao segmento e trouxe diversos benefícios para a profissão, tanto que, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), de março de 2023, o setor de produção editorial representou cerca de 21% de participação na área e a produção de impressos promocionais 8%, com destaque para o setor de embalagens com 49%, demonstrando crescimento no ramo gráfico.

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade