Dezessete casamentos? Veja histórico de Gretchen em números
Cantora completa 56 anos nesta sexta-feira (29); relembre os pontos altos e baixos da vida e carreira dela
Hoje é dia de festa para a família Miranda! Nesta sexta-feira (29), Gretchen comemora 56 anos de vida, e que vida. Rainha do bumbum e dona de hits jamais esquecidos, como Freak Le Boom Boom, Conga Conga Conga e o Melô do Piripipi, Maria Odete Brito de Miranda celebra a data em Portugal, onde vive com seu 17º marido, e com um histórico de dar inveja às aspirantes a famosas que buscam seus 15 minutos de fama.
Para festejar, veja os principais fatos que marcaram a vida e a carreira de Gretchen em números, sem os quais, ela não chegaria aos corações e memórias dos brasileiros.
Volta ao mundo: No final da década de 1980, Gretchen se apresentou por todo o Brasil, Coreia do Sul, Europa e Estados Unidos, tornando-se recordista de espetáculos em menos de três anos. Ao todo, foram 1000 shows.
Peladona dez vezes! Status, Homem, Sexy, Hunter e Playboy foram as publicações para as quais Gretchen tirou a roupa durante os mais de 40 anos de carreira. Vale lembrar que, só para a já extinta Homem, foram edições especiais em 1984, 1985 e 1986.
Rainha do altar: Como ela adora bater recordes, um que ninguém tira é o de casamentos. Decidida e sem levar desaforo para casa, a cantora está em sua 17ª união, sendo a primeira com o cantor Chrystian, da dupla sertaneja com Ralf, em 1981, e a atual com o empresário português Carlos Marques.
Pra sertanejo nenhum botar defeito: Durante toda a carreira, Gretchen vendeu cinco milhões de discos no Brasil e 2 milhões entre Argentina, Paraguai e Uruguai. Isso somente com o álbum My Name is Gretchen, seu primeiro lançamento. No total, a dançarina gravou 17.
Dois reality shows e nenhum real na carteira: Em 2010, participou do programa Troca de Família, da Record, e, em 2012, da quinta edição de A Fazenda, da mesma emissora. Neste último, a mãe de Thammy não resistiu e deixou a competição antes do final.
3% de votos: Se a carreira de cantora, bailarina e atriz não estava suficiente, em 2007, Gretchen foi com tudo para a política. A artista se candidatou à prefeitura de Ilha de Itamaracá, Pernambuco, mas o fracasso nas urnas a fez desistir de tentar a nova experiência.
R$ 1,5 milhão na poupança, literalmente: Desconfortável com a situação financeira que se encontrava em 2006, Gretchen assinou um contrato milionário com uma produtora de filmes adultos, onde gravou oito cenas de sexo, que geraram três filmes. "Estava já com 47 anos e os shows estavam escassos, não estava conseguindo manter os meus filhos... aí veio a proposta do filme... um milhão e meio... não tive como não aceitar", contou em entrevista a Marília Gabriela, em 2012.
Mais de 50 prêmios na estante: Engana-se quem pensa que só de escândalos e rebolados viveu Gretchen. Ao longo de toda a sua carreira, a apresentadora colecionou estatuetas por onde passou. Além dos Discos de Ouro, Platina e Diamante por seus álbuns, ela também se destacou com Troféu Globo, Troféu Contigo! e Destaque América.