Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Design de interiores para 2023 tem o bem-estar como fator determinante

O conceito pode ser traduzido por ambientes confortáveis e relaxantes, nada que pequenas mudanças não possam produzir

30 dez 2022 - 05h10
Compartilhar
Exibir comentários

O bem-estar é fator determinante para o design de interiores de 2023. Mais conscientes de nossas reais necessidades, após os longos meses de pandemia, aprendemos a passar mais tempo em casa e, por isso, estamos mais exigentes. Queremos que tudo pareça bonito; mas também que seja igualmente eficiente. Queremos fazer da casa nosso refúgio, mas também não queremos abrir mão de uma certa dose de glamour, sem confundir com luxo e opulência.

No vocabulário da decoração, em 2023, o conceito de glamour pode ser mais bem traduzido por viver a casa de maneira acessível e confortável. Significa dar origem a ambientes em que seus convidados possam se acomodar e relaxar. Nada que pequenas mudanças ou simples escolhas não possam produzir. Confira nossas apostas:

ARQUITETURA

Diferentes estilos arquitetônicos - da Bauhaus ao Brutalismo - devem orientar o desenho dos espaços interiores, inspirando de revestimentos a detalhes construtivos.

BEM-ESTAR

A sala se abre para uma noção multissensorial de conforto. Com aroma de flores, mesa para pequenas refeições, além de um bar sempre ao alcance da mão.

CORES OUSADAS

Presentes nos pequenos detalhes, cores mais expressivas passam a pontuar os interiores, adicionando mais contraste, calor e expressão aos ambientes.

DESIGN SUSTENTÁVEL

Diante da necessidade geral de expressar nossos valores por meio de nossas compras, o anseio por móveis e objetos mais sustentáveis só tende a aumentar.

ESCULTURAS DE LUZ

Do quarto à cozinha, a iluminação deve ocupar o centro das atenções nos ambientes, com lustres e luminárias exibindo formatos cada vez mais esculturais.

FUNCIONALISMO

Menos ornamento e mais função. A regra, válida sobretudo para os pequenos espaços, sugere ambientes mais integrados e móveis multifuncionais.

GLAMOUR

Na decoração, 2023 aponta para uma volta do glamour. Só que em uma versão mais suave e despojada, por meio de pequenos objetos capazes de fazer a diferença.

HANDMADE

Diante do movimento geral em direção à autoexpressão, o trabalho artesanal, em todas as dimensões, promete ser ainda mais valorizado.

ILHAS NA COZINHA

Devem crescer ainda mais, tanto para acomodar os utensílios necessários à preparação dos pratos, quanto para permitir a convivência no ambiente.

JAPONISMO

Além de servir de inspiração para o design de móveis e objetos, referências à cultura do país asiático devem estar presentes também na montagem dos ambientes.

KALANCHOE

Com flores em cachos, de cores variadas, a planta, uma das suculentas mais populares e de fácil cultivo, tem tudo para colorir vasos e canteiros ao longo de 2023.

LAVABOS CRIATIVOS

Ainda que seja um local de passagem, cresce o desejo de personalizar o espaço. Para tanto, papéis de parede e cores de impacto estarão na ordem do dia.

MULTIÚSO

Ambientes projetados para atender a mais de um propósito estarão em alta em 2023. Ainda que a academia divida espaço com o banho, ou o home office com o armário.

NEUTROS QUENTES

Entre os revestimentos e tintas, é consenso que tons neutros aquecidos, como amarelo e bege cremoso, devem continuar em alta.

OÁSIS DOMÉSTICO

Vista como um oásis, a casa investe em atmosferas tranquilas e em móveis e objetos capazes de promover o autocuidado e o bem-estar.

PERSONALIZAÇÃO

O novo ano pede ambientes com mais calor, personalidade e detalhes particulares. Sobretudo os mais íntimos, como dormitório e banho.

QUADRADOS

Depois do predomínio de formatos sinuosos, quadrados perfeitos voltam a definir a forma de móveis e acessórios.

RATTAN

Um dos materiais mais em voga nos anos 1970, o vime ensaia seu retorno ao mobiliário. Mas, apenas como ponto focal, jamais em todo ambiente.

SIMPLICIDADE

Contar com móveis e acessórios reduzidos ao essencial - em termos de desenho e de quantidade - é o que se espera de um ambiente em 2023.

TEXTURAS

2023 é o ano das superfícies ressaltadas, felpudas, em relevo - tecidos agradáveis ao toque. Mas também à madeira e à cerâmica.

UPCYCLING

O conceito da reutilização de resíduos para criar novos objetos, desperdiçando o mínimo possível de material, deve adquirir mais peso em 2023.

VINTAGE

Não faltam razões para que móveis antigos ganhem mais espaço: adicionam personalidade a qualquer espaço e o meio ambiente agradece.

XADREZ VICHY

Evocando uma irresistível atmosfera campestre, é a estampa da temporada. Especialmente pelas fibras naturais, como o algodão e o linho.

WHITE&WHITE

Sugerindo calma e tranquilidade, a fórmula branco sobre branco como esquema de cores surge como opção ideal na hora de contrapor móveis e acessórios.

YELLOWS

A paleta em 2023 deve gravitar em torno de cores quentes. Especialmente de variados tons de amarelo: do pastel muito claro ao ocre profundo.

Z GENERATION

Desde os anos 1960, é a mais voltada para o ativismo. Assim, projetos que enfatizem a fluidez e a inclusão devem ganhar maior destaque.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade