PUBLICIDADE

Curitiba recebe Sweeney Todd, espetáculo que mistura terror, comédia e drama no melhor 'padrão Broadway'

Os musicais apresentados pela Broadway são o sonho de consumo de quem gosta de arte completa: espetáculos que misturam o...

15 abr 2024 - 16h09
Compartilhar
Exibir comentários

Os musicais apresentados pela Broadway são o sonho de consumo de quem gosta de arte completa: espetáculos que misturam o melhor do teatro e da música. Nesta semana, a Broadway vai invadir Curitiba com a estreia de um espetáculo aclamado pela crítica - e que inclusive está em cartaz em Nova York: Sweeney Todd. Serão três únicas sessões, no sábado (20) e domingo (21), no Teatro Positivo.

Foto: Stephan Solon/Divulgação. / Banda B

O musical conta a história de Benjamin Barker, barbeiro que se viu obrigado a ir embora de Londres por conta de uma briga com o cruel Juiz Turpin (Rodrigo Mercadante). Após 15 anos afastado da cidade, ele retorna sob o pseudônimo Sweeney Todd (Saulo Vasconcelos) e é sedento por vingança. 

Ao chegar ao lugar onde funcionava sua antiga barbearia, na Rua Fleet, Todd se depara com uma arruinada loja de tortas administrada pela Dona Lovett (Andrezza Massei). A partir daí, Todd e Lovett unem forças para que ele se vingue de Turpin, e ela faça sua loja crescer com tortas recheadas de ingredientes muito suspeitos.

"Ele se junta a ela, ela obviamente com interesse romântico por ele, numa empreitada para conseguir a vingança. Tem muitos personagens, pequenas histórias que se cruzam, mas é uma história de vingança, de amor, de loucura, solidão e redenção também. Tem muita coisa legal para o povo descobrir, fora a música, a encenação. É um show de elementos de teatro musical. Quem não conhece, é uma ótima oportunidade e para quem não conhece é um deleite", comenta Andrezza Massei. 

Para quem gosta, Sweeney Todd mistura vários elementos, que vão do drama ao terror. A comédia ao susto.

"É complicado de dizer. É um drama com os dois: terror e comédia. Há uma boa mistura aí. Tem todos os elementos, é uma salada de elementos", avalia Andrezza.

Foto: Stephan Solon/Divulgação. / Banda B

Inspirada no livro O Colar de Pérolas, publicado em 1846 pelos escritores britânicos Thomas Peckett Prest e James Malcom Rymer, Sweeney Todd - o Cruel Barbeiro da Rua Fleet é fábula vitoriana macabra adaptada com maestria por Stephen Sondheim. A produtora executiva Adriana Del Claro comentou que foi uma aposta fazer a produção no Brasil.

"A gente arriscou trazer o terror para o Brasil. É um musical que muita gente queria que viesse, mas contar essa história para o público deu um medinho, mas estávamos com um time de peso. A equipe toda tem muito amor pelo que está fazendo, não só pela história,mas pela música também. Quando estávamos produzindo Sondheim faleceu, então teve um gás a mais para honrar todo esse legado que ele deixou. Mas arriscamos um pouco de contar essa história de terror, que também tem amor, porque é uma história de vingança, mas movida por amor", Adriana Del Claro, produtora executiva.

Em 2022, o espetáculo alcançou enorme sucesso de público e crítica no Brasil, com sessões esgotadas e oito indicações ao Prêmio Bibi Ferreira. A produção conquistou prêmios nas categorias de Melhor Direção em Musicais, para Zé Henrique de Paula, Melhor Atriz, para Andrezza Massei, e Melhor Figurino, para João Pimenta.

À Banda B, Andrezza comentou que o sucesso de crítica e de público traz uma responsabilidade. Mas também um gás a mais para quem está trabalhando.

"Não só pelo resultado, mas pela responsabilidade de defender uma obra dessas. Sondheim é muito aclamado e queríamos entregar um espetáculo à altura. Deu certo e a gente fica muito feliz, porque estamos com um time muito competente, não só pelos atores, mas toda a equipe. Eu esperava o sucesso e o resultado foi incrível, maravilhoso". 

Em Curitiba, o público terá oportunidade de assistir à montagem com Saulo Vasconcelos no papel-título. Saulo é um dos maiores atores de teatro musical no Brasil, notabilizado por protagonizar O Fantasma da Ópera e por participar do elenco de clássicos como Les Misérables, A Bela e a Fera, A Noviça Rebelde, Cats, O Homem de La Mancha e Priscilla, a Rainha do Deserto.

Além disso, as apresentações na capital paranaense vão contar com orquestra ao vivo, composta por 9 músicos que se somam aos 18 atores em cena. 

"Sondheim não escreve a música, ele escreve o texto tocado, é impressionante como a música mesmo sem a letra conta a história. A gente, nos ensaios, quando entrou orquestra e toda a sonoridade, foi para um outro lugar. Essa viagem é primordial para contar esse tipo de história", avalia Andrezza.

Foto: Stephan Solon/Divulgação. / Banda B

Padrão Broadway

No processo todo são mais de 60 pessoas envolvidas. Para Curitiba estão vindo 48. A cidade é a primeira fora de São Paulo a receber o musical. Segundo Adriana Del Claro, que é curitibana, é uma honra voltar à cidade com um musical com padrão internacional.

"Levar um espetáculo da Broadway para outras cidades que não São Paulo, que é o terceiro maior pólo de teatro musical do mundo, atrás de Nova York e Londres, mas poder levar para outras cidades é algo que o Ministério da Cultura também está pedindo. Quando soubemos que iríamos para Curitiba, foi uma coincidência, pois sou curitibana e voltar para a cidade é uma honra. Temos grandes teatros em Curitiba, que merecem ter espetáculos desse tamanho. Acredito que estamos no nível Broadway, temos grandes espetáculos, grandes músicos, grandes atores, um grande time". 

Quem for ao musical em Curitiba vai ter uma amostra fiel do que Sweeney Todd representa. Isso porque o musical está em cartaz na Broadway.

"Esse espetáculo está em cartaz na Broadway, tentei ir, não consegui, estava lotado. Esgotado há um ano, ingressos a U$ 400 dólares, e o que vem a Curitiba não fica devendo não". 

Os ingressos para Sweeney Todd em Curitiba custam a partir de R$37,50. A venda é feita pelo Disk-Ingressos.

Foto: Stephan Solon/Divulgação. / Banda B

Serviço:

Sweeney Todd - O Cruel Barbeiro da Rua Fleet

Quando: dias 20 e 21 de abril, sábado e domingo

Horário: 15h e 20h (sábado) e 15h (domingo)

Onde: Teatro Positivo, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido

Quanto: ingressos a partir de R$ 37,50 (meia), de acordo com o setor. Venda pelo Disk-Ingressos.

Banda B
Compartilhar
Publicidade
Publicidade