PUBLICIDADE

'Destino Sombrio' revive O Exterminador com nostalgia

Com Sarah Connor e o Exterminador de volta, 6º filme da franquia é um respiro para a história que conta novo herói e espaço para sequência

24 out 2019 - 09h22
(atualizado em 31/10/2019 às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Eles estão de volta. Exatamente 35 anos após o lançamento de O Exterminador do Futuro, em 1984, O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, sexto filme da franquia, traz de volta Linda Hamilton como Sarah Connor e Arnold Schwarzenegger como o Exterminador em uma nova história em sequência direta ao filme O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, de 1991. O que significa dizer: esqueça os roteiros de O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003), O Exterminador do Futuro: A Salvação (2009) e O Exterminador do Futuro : Gênesis (2005), e também da série O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor. Aqui, eles funcionam como histórias alternativas. 

Arnold Schwarzenegger dá vida novamente ao Exterminador em 'O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio'
Arnold Schwarzenegger dá vida novamente ao Exterminador em 'O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio'
Foto: 20th Century Fox / Divulgação

Em O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, Grace (Mackenzie Davis), uma ciborgue, volta do futuro para proteger a jovem Dani Ramos (Natalia Reyes) de um novo Exterminador (Gabriel Luna), que também volta do futuro com o objetivo de exterminá-la. Como nos filmes anteriores, Dani terá um papel importantíssimo para o futuro da humanidade, mas só sabemos exatamente qual a função de sua personagem mais para o fim do filme — uma bela reviravolta, diga-se de passagem, que nos prende até o fim do longa.

Para ajudar Grace, forma-se um “quarteto fantástico”, que dá o toque especial de nostalgia ao longa. Sarah Connor (Linda Hamilton) se apresenta como a caçadora de exterminadores e entrega ótimas cenas de ação, em sequências de tirar o fôlego; e ele, a máquina, o mito, Arnold Schwarzenegger, volta como o Exterminador, funcionando por vezes como o alívio cômico do filme. Em um filme cuja direção é de Tim Miller, de Deadpool, não poderíamos esperar nada diferente. Contra eles, o novo vilão. Um exterminador do modelo Rev-9, incansável, imbatível e inescrupuloso. 

O que deu certo

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio é muito grato com o momento de introdução das personagens. Desde o anúncio da sequência, já se sabia da volta dos personagens emblemáticos, o que, claro, gera certa expectativa. Mas o filme não é sobre Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton. O sexto longa da saga é um recomeço para a franquia, e o roteiro parece funcionar como mágica ao colocar na medida exata as participações do Exterminador e da Sarah Connor

As referências aos longas anteriores são também muito bem executadas, sem exagero. Como sucessor direto ao segundo filme, lançado em 1991, os recortes das aventuras servem como lembrete para os esquecidos, mas também ajudam a prolongar o momento de revelação e reviravolta do filme, que tem uma guinada na força da mulher. O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio é um alívio para os olhos dos personagens machões, dos heróis masculinos. O que, cá entre nós, é muito esperto. Basta uma olhadela rápida nos últimos e futuros lançamentos de filmes do segmento para perceber que, para os filmes de ação, o futuro também é feminino. 

Outro ponto positivo do longa é como ele é finalizado. Sem dar nenhum spoiler, o longa deixa espaço para uma continuação, aquele famoso cliffhanger, que atiça o espectador. Intenção há. Em entrevista para o Deadline, como informou o site AdoroCinema, James Cameron já revelou que o novo filme deve fazer parte de uma trilogia. Mas para termos a confirmação vamos ter de esperar a performance do longa nas bilheterias. 

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio estreia nos cinemas no dia 31 de outubro. Confira abaixo um clipe exclusivo com comentários do diretor Tim Miller, do escritor e produtor James Cameron e do elenco, com cenas de bastidores das filmagens. 

Bastidores de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade