PUBLICIDADE

Sem títulos desde 1936, Unidos da Tijuca vence o Carnaval do Rio

17 fev 2010 - 17h34
(atualizado às 22h16)
Compartilhar
Ana Carolina Moura, Fabiana Leal, Laryssa Borges e Patrícia Dantas
Direto do Rio de Janeiro

Em uma disputa acirrada com a Beija-Flor, a Unidos da Tijuca ganhou o título de campeã do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2010. Com interpretação do carnavalesco Paulo Barros, a escola de samba levou para a Marquês de Sapucaí o enredo Não é Mais Segredo: a Tijuca tem Samba-Enredo, empolgando o público com truques de ilusionismo. O desempate entre as escolas ocorreu faltando apenas três quesitos para terminar a apuração, com a Beija-Flor caindo para o terceiro lugar no penúltimo quesito, sendo ultrapassada pela Grande Rio, vice-campeã do Carnaval.

Unidos da Tijuca e Beija-Flor também já haviam disputado o título de campeã do Carnaval do Rio nota a nota em outras duas ocasiões, com a Beija-Flor levando a melhor em ambos os confrontos.

Este é o segundo título conquistado pela Unidos da Tijuca no Carnaval carioca; o primeiro foi conquistado no ano de 1936, com o enredo Sonhos Delirantes, quando as apresentações ainda eram realizadas na praça Onze. A Viradouro foi rebaixada para o Grupo de Acesso.

Vitória após 74 anos

O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, afirmou após acompanhar a apuração, em pé e fumando um charuto, que o título não aconteceu por acaso. Segundo ele, foi um trabalho de muitos anos. "O gostinho é melhor ainda porque saiu depois de 74 anos". A escola foi vice em 2004 e 2005. O presidente disse ainda que estava preparada para vencer quando a escola fechou a apresentação na Sapucaí.

Um dos compositores da escola vencedora, Marcelinho Calil, disse que a agremiação passou muito bonita e diferente na avenida. "Foi a única que conseguiu interagir com o público", disse Kalil, que acompanhou a apuração próximo ao presidente, em pé durante todo o tempo.

Apresentação

A comissão de frente da Unidos da Tijuca apresentou um belíssimo espetáculo e inovação. Durante toda a apresentação da escola, um grupo de atores mudava a fantasia em segundos, assim que uma cortina subia em volta de cada uma das passistas.

Com 3,6 mil componentes divididos em 32 alas, a agremiação também chamou atenção ao levar para a avenida um carro alegórico no qual membros da escola fantasiados de Batman desciam por uma rampa com um esqui, além de integrantes vestidos de Homem-Aranha escalando a plataforma.

À frente de sua bateria, Adriana Galisteu realizou um sonho e se apresentou pela primeira vez grávida na Sapucaí. "Quando vi Luiza Brunet e Fernanda Lima sambando de barriga, eu disse para mim que me apresentaria assim também", disse a loira, que se apresenta há 15 anos no Carnaval.

Fundada em 1931, a Unidos da Tijuca foi a terceira agremiação a pisar na avenida no primeiro dia de apresentações na Sapucaí, quebrando um tabu existente entre as escolas de samba de que quem se apresenta no domingo de Carnaval não ganha o título de campeã.

Ficha técnica

Presidente: Fernando Horta

Carnavalesco: Paulo Barros

1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Marquinhos e Giovanna

Intérprete do samba: Bruno Ribas

Rainha da Bateria: Adriane Galisteu

Cores: Azul e amarelo

Posição no Carnaval de 2009: 9° lugar

Torcedores da Unidos da Tijuca comemoram o título na quadra da escola de samba
Torcedores da Unidos da Tijuca comemoram o título na quadra da escola de samba
Foto: Jadson Marques / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade