Sem pistolas de água, o Muquiranas arrasta multidão no carnaval de Salvador
Banda La Fúria puxou bloco pela primeira vez neste sábado, 9, no Campo Grande
O carnaval deste ano está diferente para As Muquiranas. Com a proibição das pistolas de água, os foliões acreditam que seja um momento de renovação para o bloco. A medida ocorre após um ano do episódio de agressão contra uma foliã, que foi cercada por integrantes do bloco.
Com uma maquiagem vibrante e vestido com a fantasia deste ano-- que busca valorizar a representatividade da África, o enfermeiro Lucas Santos, de 40 anos, destacou que as pistolas não representam a história do bloco.
"Vamos fazer bonito na avenida para mostrar que As Muquiranas não são só pistolas de água", revela.
Já o profissional de serviços gerais, Nilton Lopes, de 61 anos, também concorda com a mudança no bloco. Segundo ele, que acompanha a agremiação há mais de três décadas, a iniciativa vai contribuir para a longevidade. "É só alegria, não acho legal ficar molhando as pessoas. Eu achei excelente isso. Antigamente, não usavam quando comecei a sair no bloco", diz.
Pela primeira fez à frente do bloco, o cantor Bruno Magnata, da banda La Fúria, reforça que a mudança não vai interferir na diversão dos participantes. "Eu acho que a Muquirana é alegria, independente de pistola ou não. A Muquirana e a galera vai curtir de verdade", afirma ao Terra.
Para o campeão de boxe, Robson Conceição, que participa do bloco pelo segundo ano, declara que a proibição do uso de pistolas respeita o desejo do público.
"Temos que respeitar, temos que acompanhar e seguir, procurar uma outra forma de nos divertir, que não possamos estar incomodando os demais", diz.
Em contrapartida, na falta da pistola de água, alguns foliões jogaram aderiram ao sprays de espuma durante o desfile.
Calma Calabreso
O artista ainda falou sobre o hit Calma Calabreso e a homenagem ao baiano Davi Brito, que protagonizou a cena que viralizou no Big Brother Brasil 24.
"Estou muito feliz com a repercussão da música que tá na boca do povo. Isso que é importante."
Durante a concentração do bloco, a produção da banda distribuiu plaquinhas em alusão à frase dita pelo baiano em uma discussão com o MC Bin Laden.
Ao som da música, o cantor convidou a mãe do brother, Elisângela Brito, que estava com uma camisa com a foto de Davi nas mãos.
O bloco ainda segue na segunda-feira, 12, com a participação da banda Psirico, e na terça-feira, 13, com Tony Salles, do Parangolé.