SC: hino oficial do "Manezinho" vira hit em Carnaval
- Fabrício Escandiuzzi
- Direto de Florianópolis
Nada de axé, samba-enredo ou sertanejo universitário. O grande sucesso do Carnaval de Florianópolis (SC) é uma marchinha. A música Sô Mané, conhecida como o " Hino do Manezinho", se transformou em um dos grandes hits da festa popular deste ano.
A canção é quase que obrigatória em todo o evento nestes dias de folia. Quando finalmente é tocada leva o público ao delírio.
O autor é o sargento da Aeronáutica, André Luiz Jesus dos Santos, o conhecido André Calibrina. Carioca do Morro do Turano, o militar passou 28 dos seus 47 anos de idade em Florianópolis e é presença certa na maior parte dos eventos de Carnaval na cidade.
Calibrina conta que a música foi composta por acaso. Um concurso da prefeitura, em 1999, precisava de mais uma canção inscrita para poder ser realizado. O militar, que trabalhava na organização, comprou um dicionário do linguajar local e escreveu a marchinha. Ele não esperava tamanho sucesso.
"Havia a necessidade de enriquecer o folclore e a fala do manezinho. Com o dicionário em mãos, esperei a inspiração e levei um mês para fazer a música", disse. "Não tinha essa pretensão da música estar em todos os bailes de Carnaval. Ver uma obra nossa com essa repercussão me deixa muito envaidecido."
Lei transformou marchinha em "hino oficial"
A canção rapidamente ganhou o gosto popular após o concurso de marchinhas de 1999. Mais do que isso: uma lei criada pela Câmara Municipal em 2007 a transformou no "Hino Oficial dos Manezinhos".
O texto da lei catarinense valoriza a questão cultural dos moradores da capital e determina que o termo "mané" deixa de ser "depreciativo para virar motivo de orgulho entre os nativos da Ilha".
Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina.
O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo.
Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2011.