0

Cinema e petróleo embalam Vai-Vai em homenagem a Paulínia

1 mar 2014
05h12
atualizado às 06h40
  • separator
  • comentários

A Vai-Vai foi a primeira escola de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo a desfilar no com um enredo mais restrito na madrugada deste sábado. Depois de temas como futebol, loucura e infância passarem pela avenida, a agremiação do bairro do Bixiga comemorou os 50 anos da cidade de Paulínia, no interior do Estado. 

Confira a previsão do tempo para São Paulo no Carnaval

Paulínia, localizada a aproximadamente 120 km da capital, se emancipou de Campinas em 1964 e se tornou um importante polo petroquímico da América Latina. Recentemente, o município - com menos de 100 mil habitantes - também foi palco da rodagem de vários filmes importantes do cinema brasileiro, como Ensaio sobre a Cegueira, Tropa de Elite 2, De Pernas pro Ar e As Vidas de Chico Xavier. Não à toa, a cidade ganhou a alcunha de "Hollywood brasileira". 

A Vai-Vai retratou em alegorias o Golpe de 1964 e a Polícia MIlitar, contemporâneos ao período de emancipação de Paulínia. Um ano depois, instalou-se na cidade uma refinaria da Petrobras, crucial para o desenvolvimento econômico do município - a poluição e a importância da preservação ambiental foram também citados pela escola. 

O enredo da Vai-Vai destacou em seu samba-enredo tanto a importância econômica quanto a cultural do antigo distrito de Campinas. "Gigante polo industrial, ao meu Brasil é fundamental", consta em um trecho da letra. "Na tela um filme revela quem está em cartaz, é a magia do cinema nacional", mencionou a agremiação, em outro.

A importância da arte para a cidade, aliás, foi destacada em uma alegoria com a presença de uma reprodução da famosa escultura "O Pensador", do francês Auguste Rodin. O esporte também apareceu em evidência ao longo da apresentação da escola do Bixiga, e um carro-alegórico com uma enorme marionete de um idoso carregava a importância do futebol e da bocha para a cidade. 

<a data-cke-saved-href="http://diversao.terra.com.br/infograficos/rainhas-bateria-sp-2014/" href="http://diversao.terra.com.br/infograficos/rainhas-bateria-sp-2014/">Carnaval 2014, conheça as rainhas da bateria</a>
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade