Conheça as 5 canções mais "grudentas" do Carnaval de Salvador
- Emily Canto Nunes
- Direto de Salvador
Engana-se o folião ou a foliona que acredita que no Carnaval de Salvador terá a oportunidade de escutar todos os sucessos, dos mais recentes aos mais antigos, dos grandes nomes do axé music. O repertório dos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, independente de quem está se apresentando é praticamente o mesmo. Neste ano, teve Claudia Leitte cantando músicas de Ivete Sangalo, e vice-versa. Exageros à parte, algumas músicas grudam não apenas no cérebro do público, como também nos das atrações que se apresentam em cima dos mais diferentes trios elétricos. Pode ser que seja só jogada de marketing, pode ser que seja uma manifestação sincera da união dos músicos que fazem o Carnaval da Bahia. Independente do motivo, a verdade é que algumas canções ganham versões nas vozes de quase todos os artistas em Salvador.
Confira as cinco músicas mais tocadas no Carnaval da Bahia e que certamente ficarão grudadas na cabeça dos foliões e das folionas por algum tempo ainda:
Superman - A Liga da Justiça
Criada a partir de uma sugestão de Márcio Victor, do Psirico,
Superman - A Liga da Justiçadespontava desde o início do Carnaval como o grande hit de 2011. Nos primeiros dias, era só o grupo Leva Nóiz, que fantasiados de Superman e Mulher Maravilha, cantavam seu sucesso em todos os cantos. De cara, já conquistaram o craque Neymar, que vestiu uma camiseta com o escudo do Superman e ensaiou alguns passos da coreografia. Não demorou muito para o refrão "Foge! Foge Mulher-Maravilha; Foge! Foge! Com Superman!" ser cantada pelos outros trios, incluindo na lista Ivete e Claudia Leitte.
Veja a letra de Superman - A Liga da Justiça
Fugidinha
Prova de que o sertanejo invadiu mesmo o Carnaval de Salvador em 2011 foi a quantidade de vezes que música Fugidinha, sucesso na voz de Michel Teló, foi cantada durante os seis dias de folia. Além de ser, óbvio, cantada nos blocos com atrações sertanejas, como o D+/Sertanejo, o hit que diz "o jeito é dar uma fugidinha com você" ganhar outras interpretações. Já na sexta-feira, Netinho fez um dueto com Michel Teló direto do estúdio Terra e mais tarde em cima do trio elétrico. Foi o suficiente para que todos os outros artistas que vieram em sequência do encontro incluíssem o hit sertanejo universitário atual no repertório.
Minha Mulher Não Deixa Não
De origem obscura, que chegou a ser apontado como plágio de uma música infantil da Turma do Zé da Alegria de acordo com alguns fóruns da internet, Minha Mulher Não Deixa Não foi certamente uma das músicas mais tocadas em Salvador neste Carnaval. De autoria de Reginho e DJ Sandro, o hit cheio de gingado está entre as mais "grudentas" da Bahia. "Vou não, quero não, posso não; Minha mulher não deixa, não; Não vou não, quero não" foi uma das canções mais cantadas pelas folionas, que aproveitavam o ritmo e a letra da música para fazer charme aos foliões, e vice-versa.
Veja a letra de Minha Mulher Não Deixa Não
Acelera AêA música é do repertório de Ivete Sangalo, fala de Ivete Sangalo, foi transformada pela cantora no seu hino pessoal neste Carnaval, mas alçou voos maiores. A música que diz "Aceleraê; O coração; Hoje é dia de Ivete; Aceleraê; O coração; Aaaaah" se transformou em um hit em homenagem a diva morena da folia baiana. Quase todas as atrações que passavam pelo seu camarote cantavam a música. Claudia Leitte cantou mais de uma vez a música que fala de Ivete. Daniela Mercury também puxou o hino de Ivete em suas apresentações. Tanta gente cantando Acelera Aê e divulgando o slogan da musa no Carnaval 2011 certamente colaborou para que a hashtag #diadeivete e ainda #tododiaehdiadeivete contasse nas primeiras posições do Trending Topics Brasil antes, durante e depois de seus shows no Barra-Ondina e Campo Grande.
Eu Te Amo, Porra
A expressão não é das mais polidas, mas polidez é o que menos se escuta nos hits do Carnaval baiano. Um simples verbo no presente como "foge" ou mesmo uma expressão como "fudiginha" ganham outra interpretação, bem mais sexual, do que a original. Sucesso na voz de Tomate, artista onipresente no Carnaval baiano, Eu Te Amo, Porra foi igualmente onipresente na folia de seis dias em Salvador. A letra que fala "Eu te amo porra; Eu te amo porra; Não consigo viver sem essa mulher; Eu faço tudo do jeitinho que ela quer" pode parecer grosseira, mas é um declaração de amor e serviu para muitos foliões e folionas extravasarem seus sentimentos no Carnaval. Em conversa com o Terra na noite desta terça-feira, Tomate adiantou que seu próximo lançamento contém termos bem menos polidos do que Eu Te Amo, Porra.
Veja a letra de Eu Te Amo, Porra
Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina.
O portal acompanha minuto a minuto a apuração das escolas do Grupo Especial do Carnaval 2011 do Rio de Janeiro e cobre os desfiles das campeãs no Rio e em São Paulo. Mais notícias, fotos, vídeos também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2011.