PUBLICIDADE

No ritmo do carnaval: centro cultural Futuros - Arte e Tecnologia promove atividades para toda a família neste fevereiro

Programação gratuita inclui cortejo carnavalesco, estação educativa e oficina com produção de fantasias e adereços No ritmo do carnaval: centro cultural Futuros - Arte e Tecnologia promove atividades para toda a família neste fevereiro

31 jan 2024 - 19h25
Compartilhar
Exibir comentários

Um desfile de atrações para toda a família vai passar pelo Centro Cultural Futuros - Arte e Tecnologia no mês de fevereiro. Com cortejo pré-carnavalesco, "barracão" para confeccionar adereços e customizar fantasias e estação educativa sobre samba, o centro cultural no Flamengo é destino certo para quem quiser entrar no clima da maior festa popular do país. 

Foto: Diário do Rio

O abre-alas da programação ocorre já neste sábado, 3, com a oficina "Barracão do Futuros". No ritmo do carnaval, a atividade vai recriar um ambiente de barracão de escola de samba, com materiais disponíveis para crianças e adultos experienciarem uma tarde como carnavalescos. Todos serão convidados a realizarem tarefas como produção de adereços, customização de fantasias, criação de acessórios de carnaval, além de maquiagem e cabelo. Aberto ao público, o evento será das 11h às 13h no térreo do espaço. 

No mesmo dia, às 13h, é a vez do cortejo pré-carnavalesco com o bloco Afro Lúdico Kekere. Com três artistas em cena e muita interatividade, o grupo vai animar o público com músicas e histórias que falam sobre as tradições e as culturas afro-brasileira e africana, em uma atividade educativa na qual se aprende brincando e vivenciando experiências. 

Encerrando a programação carnavalesca, no sábado, 24, às 15h, a estação educativa "Rádio e Carnaval" traz uma atividade interativa para celebrar a maior festa popular do país e o Dia Mundial do Rádio, comemorado em 13 de fevereiro. Homenageando mulheres importantes na história do carnaval e do rádio, como Emilinha Borba, rainha do rádio e cantora de marchinhas; Chiquinha Gonzaga, precursora das marchinhas e compositora da popular "Abre-Alas"; e Marlene, cantora de marchinhas e vencedora de vários concursos de rádio, os participantes irão criar um programa de rádio.

"O carnaval é uma das mais importantes expressões populares do país, que atravessa gerações e linguagens artísticas e atinge milhões de pessoas todos os anos. A programação do mês de fevereiro no Futuros - Arte e Tecnologia ressalta a relevância desta manifestação nacional e dialoga perfeitamente com a proposta do centro cultural, com arte, cultura e diversão para toda a família", destaca o gerente de cultura do Oi Futuro, Victor D'Almeida. 

ATIVIDADES PERMANENTES 

Ainda durante todo o mês de fevereiro, o público pode visitar o Futuros - Arte e Tecnologia e conhecer a exposição multimídia "Casa Comum" com obras e experiências que ressaltam o planeta Terra como a "casa comum" de todos os seres viventes. Sala imersiva, obras de videoarte e a escultura de uma anaconda gigante de 25 metros de comprimento que percorre vários andares do prédio são algumas das atrações. A mostra é uma colaboração internacional entre o diretor artístico Renato Rocha, o estúdio digital londrino SDNA e 12 artistas amazônicos, e fica aberta até 10 de março. 

Outra atração é o Musehum - o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos podem aprender e refletir sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas. No espaço, destaque para o voo panorâmico de balão, com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e para a instalação "A Roda", uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.

A oficina "Barracão Futuros", o cortejo pré-carnavalesco, a estação educativa "Rádio Carnaval" e a exposição "Casa Comum" integram a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros - Arte e Tecnologia que tem como patrocinadores a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Sobre o Futuros - Arte e Tecnologia

Inaugurado há 18 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros - Arte e Tecnologia tem a Oi como fundadora e principal mantenedora. Em abril de 2023, sob a chancela do Oi Futuro, o equipamento cultural se abriu a novos parceiros: EY, Eletrobras Furnas e BMA Advogados são os primeiros patrocinadores anunciados pela instituição.

Com programação diversa que aposta na convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia, o Futuros recebeu, em 2023, mais de 127 mil visitantes. O espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e o Musehum - Museu das Comunicações e Humanidades, que detém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum promove experiências imersivas e interativas que convidam a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

As galerias do centro cultural já foram ocupadas por expoentes internacionais de diversas vertentes, como Andy Warhol, Nam June Paik, Tony Oursler, Jean-Luc Godard, Pierre et Gilles, David Lachapelle, Chantal Akerman; e brasileiros como Luiz Zerbini, Rosângela Rennó, Daniel Senise, Lenora de Barros, Iran do Espírito Santo, Arthur Omar, Marcos Chaves e outros. Nas artes cênicas, o espaço foi palco de espetáculos inéditos e premiados de Felipe Hirsh, Gerald Thomas, Enrique Diaz, Antonio Abujamra, Denise Stoklos, Victor Garcia Peralta, Aderbal Freire, João Fonseca e outros.

Com quase duas décadas de trajetória, Futuros - Arte e Tecnologia também sediou diversos eventos de destaque na cena cultural carioca, incluindo Festival do Rio, Panorama de Dança, FIL, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.

Serviços: 

Oficina "Barracão Futuros"

Data: sábado, 3 de fevereiro

Horário: 11h às 13h

Local: Futuros - Arte e Tecnologia 

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo

Entrada franca

Cortejo pré-carnavalesco com bloco Afro Lúdico Kekere

Data: sábado, 3 de fevereiro

Horário: 13h às 14h

Local: Futuros - Arte e Tecnologia 

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo

Entrada franca

Estação educativa "Rádio e Carnaval"

Data: sábado, 24 de fevereiro

Horário: 15h

Local: Futuros - Arte e Tecnologia 

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo

Entrada franca

Exposição "Casa Comum" 

Data: 10 de janeiro a 10 de março 

Horário: quarta a domingo, das 11h às 20h

Local: Futuros - Arte e Tecnologia 

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo

Entrada franca

Musehum - Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro

Exposição permanente 

Horário: quarta a domingo, 11 às 18h

Local: Futuros - Arte e Tecnologia 

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo

Entrada franca

O centro cultural Futuros - Arte e Tecnologia ficará fechado ao público entre sábado, 10 de fevereiro, e terça-feira, 13, reabrindo no dia 14, quarta-feira de cinzas, às 12h. 

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade