Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Liesa justifica notas 9,9 da bateria da Grande Rio em meio à polêmica com apuração

Liga responsável pelo Grupo Especial carioca compartilhou as observações dos jurados nesta quinta-feira, 6

6 mar 2025 - 22h44
(atualizado em 7/3/2025 às 00h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Liesa divulgou justificativa das notas de bateria da Grande Rio.
Liesa divulgou justificativa das notas de bateria da Grande Rio.
Foto: @liesa_rj / Instagram

Nesta quinta-feira, 6, a Liesa divulgou as justificativas dos jurados para a perda de pontos da bateria da Acadêmicos do Grande Rio no carnaval 2025. Entre as observações, foram apontados problemas no som e imprecisão na execução. A agremiação de Caxias, por sua vez, anunciou que entrará com um pedido de revisão.

  • Acompanhe todas as notícias do carnaval no Terra e fique por dentro de tudo que acontece dentro e fora das passarelas dos samba!  

A Grande Rio ficou com 269.9 pontos na classificação geral, um décimo a menos que a campeã Beija-Flor, com 270.0, por causa das notas dadas no quesito Bateria. 

O jurado Ary Jayme Cohen, que ficou responsável pelas notas no módulo 2, alegou que os ritmistas que tocavam as caixas da bateria "não foram precisos". Já a jurada Geiza Carvalho entendeu que "não houve projeção sonora do instrumento" no módulo 4. Os instrumentos analisados, nesse caso, foram os curimbós.

Nas redes sociais, Mestre Fafá, responsável pela bateria da Grande Rio, afirmou que os curimbós foram ouvidos "até da arquibancada".

"0,1 Décimo perdido por não ter ouvido os curimbós. Até desse vídeo (postado) da arquibancada da pra ouvir eles. E Mesmo se não tivesse ouvido, isso é uma falha do som e não minha. O rapaz como microfone está lá posicionado na hora. Isso é uma falha mecânica e não da bateria", escreveu.

Grande Rio pede revisão

A Grande Rio vai entrar com um pedido para revisar supostas "inconsistências" na apuração que nomeou o campeão do carnaval 2025. Isso porque veio à tona um erro no mapa de notas divulgado pela Liesa.

A Liga Independente das Escolas de Samba publicou um mapa de notas que mostrava três notas 10 para a agremiação no quesito Bateria, o que a colocaria empatada com a Beija-Flor na primeira colocação. O 'erro' foi corrigido nesta quinta-feira ao colocar duas notas 9,9 e uma 10.

Em nota, a Grande Rio declarou:

"O G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, em nome de sua diretoria, informa que verificou no site oficial da Liga Independente das Escolas de Samba no Rio de Janeiro uma inconsistência de informação referente às notas do quesito bateria divulgadas durante a apuração do Grupo Especial. Durante o evento realizado na última quarta-feira, foi realizada a leitura de duas notas 9.9 e duas notas 10 para a nossa agremiação, diferente do publicado na tarde desta quinta-feira no site oficial da LIESA, onde constam uma nota 9.9 e três notas 10, sendo a última no quarto módulo de julgadores, concedida por Geiza Carvalho.

O fato interfere diretamente no somatório oficial de notas da apuração, que também foi divulgado de forma inconsistente no site oficial da LIESA - constando apenas uma nota 9.9 para descarte e um somatório de 29.9 pontos - e um somatório geral de 269.9 pontos. Com a nota divulgada, o somatório correto para o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio seria de 270,0 pontos, que igualaria a pontuação da coirmã Beija-Flor de Nilópolis e constataria um empate entre as escolas, sagrando ambas como campeãs do Rio Carnaval 2025.

Diante do fato, o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio informa que questionará todas as inconsistências durante a plenária oficial da entidade com as agremiações do Grupo Especial, que ocorrerá nesta sexta-feira. Desde já, reiteramos nosso total respeito à entidade, nossas coirmãs e, principalmente, à comunidadade e torcedores da nossa escola. Estaremos sempre em busca dos esclarecimentos de todo e qualquer fato que possa impactar a transparência do nosso Carnaval."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade