Jurada que não deu as notas em carnaval do Rio explica o que aconteceu
Por conta do erro, 3 escolas que ficaram sem nota levaram 10 no quesito samba-enredo durante apuração nesta quarta (5)
Uma interrupção abrupta durante a apuração do resultado do desfile das escolas do Grupo Especial do Rio gerou comoção nesta quarta-feira, 5, na Cidade do Samba. É que a jurada Ana Paula Fernandes deixou de dar a nota no quesito samba-enredo para três agremiações que desfilaram no último dia, na terça, 4, sendo elas Tuiuti, Portela e Mocidade. O erro fez com que as escolas acabassem levando 10, o que deixou carnavalescos de outras agremiações irritados.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na noite de terça-feira de carnaval, a jurada chegou a apresentar a justificativa para as notas atribuídas ao samba-enredo das 3 escolas, porém esqueceu de preencher o valor numérico. Por ter deixado em branco essa parte da ficha, as agremiações, que não receberam nota, acabaram ficando com 10. Dentre os desfiles da data, ela só havia preenchido o campo referente à Grande Rio, com nota máxima.
"Ela falou que deu a justificativa e posteriormente esqueceu de lançar o numérico, mas a nota não é válida", relatou o coordenador de jurados, Thiago Farias, à Globo. "Essa jurada é uma jurava nova, uma das que entrou esse ano. A gente pode imaginar que ela tava muito cansada na última noite, mas ela só tinha isso para fazer", explica o jornalista e comentarista de carnaval Leonardo Bruno.
Recém-chegada ao time de jurados das escolas de samba do carnaval carioca, Ana Paula é doutora em Sociologia e Letras e realiza pesquisas associadas à percussão afro-brasileira. Nas redes sociais, internautas se questionaram se ela permanecerá no posto em 2026 após o erro e sua repercussão.