Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grande Rio entrará com pedido para revisar notas do Grupo Especial após 'erro' da Liesa

A agremiação emitiu um comunicado na noite desta quinta-feira, 6

6 mar 2025 - 22h20
(atualizado em 7/3/2025 às 00h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto do desfile da Grande Rio.
Foto do desfile da Grande Rio.
Foto: Alexandre Brum/Especial para o Terra

A Grande Rio declarou na noite desta quinta-feira, 6, que vai entrar com um pedido para revisar supostas "inconsistências" na apuração que nomeou o campeão do carnaval 2025. A agremiação, que perdeu o título para a Beija-Flor por apenas um décimo, anunciou a decisão após vir à tona um erro no mapa de notas divulgado pela Liesa.

  • Acompanhe todas as notícias do carnaval no Terra e fique por dentro de tudo que acontece dentro e fora das passarelas dos samba!  

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) cometeu um erro ao divulgar o mapa oficial das notas do carnaval 2025, o que poderia ter alterado o resultado final da apuração.

Na publicação inicial, a Grande Rio aparecia com três notas 10 no quesito Bateria, o que a colocaria empatada com a Beija-Flor na primeira colocação. No entanto, a correção, feita nesta quinta-feira confirmou que a escola de Duque de Caxias recebeu, na verdade, duas notas 9,9 e uma 10.

Se tivesse conquistado três notas máximas, teria alcançado o mesmo total de pontos da Beija-Flor, o que resultaria em um empate na primeira colocação – a única posição onde o regulamento permite essa igualdade.

"O G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, em nome de sua diretoria, informa que verificou no site oficial da Liga Independente das Escolas de Samba no Rio de Janeiro uma inconsistência de informação referente às notas do quesito bateria divulgadas durante a apuração do Grupo Especial. Durante o evento realizado na última quarta-feira, foi realizada a leitura de duas notas 9.9 e duas notas 10 para a nossa agremiação, diferente do publicado na tarde desta quinta-feira no site oficial da Liesa, onde constam uma nota 9.9 e três notas 10, sendo a última no quarto módulo de julgadores, concedida por Geiza Carvalho.

O fato interfere diretamente no somatório oficial de notas da apuração, que também foi divulgado de forma inconsistente no site oficial da LIESA - constando apenas uma nota 9.9 para descarte e um somatório de 29.9 pontos - e um somatório geral de 269.9 pontos. Com a nota divulgada, o somatório correto para o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio seria de 270,0 pontos, que igualaria a pontuação da coirmã Beija-Flor de Nilópolis e constataria um empate entre as escolas, sagrando ambas como campeãs do Rio Carnaval 2025.

Diante do fato, o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio informa que questionará todas as inconsistências durante a plenária oficial da entidade com as agremiações do Grupo Especial, que ocorrerá nesta sexta-feira. Desde já, reiteramos nosso total respeito à entidade, nossas coirmãs e, principalmente, à comunidadade e torcedores da nossa escola. Estaremos sempre em busca dos esclarecimentos de todo e qualquer fato que possa impactar a transparência do nosso Carnaval."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade