"Gringos" tocam com bateria de bloco e curtem folia no Rio
- Carol Almeida
- Isadora Gasparin
- Direto do Rio de Janeiro
Em alguma esquina de Copenhague, em dias (geralmente bem frios) de domingo, o som que se ouve escapar pelas paredes vem no ritmo do samba, afoxé, maracatu e frevo. Para um desavisado brasileiro que estivesse passeando pelo local, não se esperaria nada menos que um susto. Mas para quem já cruzou com a turma do A Banda, a combinação faz todo sentido. O grupo dinamarquês que a cada dois anos desembarca no Brasil para aprender e trocar experiência com a música nacional está, pela primeira vez, no Carnaval do Rio de Janeiro. Os amigos que ensaiam aos domingos em Copenhague decidiram este ano colocar em prática as marchinhas que aprenderam. E o resultado disso pôde ser visto na noite de quinta-feira (3) na concentração do bloco Badalo de Santa Teresa, quando eles fizeram uma "jam session" com a bateria do bloco.
Os 34 integrantes do grupo que foram à folia carioca este ano já somam uma vasta experiência em outros carnavais de outras cidades brasileiras. Já foram cinco vezes a Olinda, passaram por Salvador, Fortaleza e Canoa Quebrada. Também conheciam o Rio, mas não no período de Carnaval. Desde 1982 se reunindo semanalmente para tocar música brasileira, essa banda de amigos que foram adolescentes nos anos 60 só se distingue da multidão pela cor de pele extra caucasiana. A disposição para brincar os dias de Momo é extra brasileira. "Estamos hospedados aqui em Santa Teresa mesmo e está sendo uma maravilha", diz a animada Dorte Rasmussin, integrante do grupo que, além de percussão, capricha mesmo nos instrumentos de metais.
A presença desse grupo de dinamarqueses pelo Carnaval de rua da capital fluminense faz parte da paisagem mais trivial do Carnaval carioca. No centro da cidade, por exemplo, é comum ver camisas estampadas com o nome de "Gringo" para fantasiar os mais bem-humorados visitantes.
No Carnaval de rua, eles são tão animados quando o público "nativo". No bloco Virtual, na lagoa Rodrigo de Freitas, as inglesas Josey Edwards, 26 anos, e Sheena, 27 anos, pulavam e dançavam com máscaras e colares havaianos, ignorando a leve garoa que persistiu durante todo o dia na Cidade Maravilhosa. "Eu moro em Londres", justifica Sheena, questionada se o mau tempo prejudicava a folia.
E o motivo para escolher o Rio como destino todos eles têm na ponta da língua, não importa o idioma. "O País é lindo, as pessoas são lindas", afirma a inglesa. "Pelo Brasil e pelas brasileiras", diz o animado Alejandro Nanni, de Monterrey, no México, com uma bandeira de seu país a tiracolo.
Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina.
O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo.
Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2011.