Desfilando há 30 anos, Viviane Araujo avisa: 'Vou parar quando eu decidir'
Ícone do carnaval, Viviane Araújo reflete sobre etarismo, exposição feminina na avenida e a nova fase como mãe aos 50 anos
Há três décadas brilhando na avenida, Viviane Araújo não pretende parar tão cedo. Prestes a completar 50 anos, a atriz de Volta por Cima abriu o jogo sobre pressões estéticas e etarismo no carnaval. "Só vou parar quando eu decidir", disse em entrevista ao gshow.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Vivi estreou no carnaval em 1995 e já brilhou por grandes escolas, como Beija-Flor, Unidos da Tijuca, Mangueira e Império Serrano. Há 18 anos, recebeu o convite para ser rainha de bateria do Salgueiro --e, desde então, seu reinado permanece absoluto.
"Para mim, é uma devoção total, sempre foi. Bastante do que sou hoje, na minha carreira, na minha vida, veio do carnaval", confessou. "Quando me perguntam 'quando você vai parar?', eu respondo: 'Só vou parar quando eu decidir, não quando alguém me disser que é a hora'."
Além do Salgueiro, a atriz também é rainha de bateria da Mancha Verde desde 2005. Segundo ela, desfilar é "muito além de estar ali só de biquíni sambando". Afinal, as mulheres no carnaval são vistas como símbolos sexuais.
"É um meio em que você está sempre muito exposta – com o seu corpo exposto –, mas, ao mesmo tempo, sabendo a posição que você ocupa, impondo-se nela e mantendo tudo de forma digna. Eu me orgulho muito disso", declarou.
Questionada sobre seu aniversário, Vivi destacou: "Fazer 50 anos de vida é algo muito significativo. E o mais importante: estar numa fase tão boa da minha vida. Tenho muitos motivos para celebrar e estar bem, estar feliz. [...] Mas, hoje, tudo que eu penso é no meu filho. Quero estar com saúde para poder vê-lo crescer."
Em setembro de 2022, a atriz deu à luz seu filho, Joaquim, fruto do casamento com o empresário Guilherme Militão. "Quero que meu filho veja, quero que ele entenda o que eu sinto ali. Quero que ele veja, que ele sinta, que ele diga: 'Caraca, mamãe é foda!'", finalizou.