PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cabeleireiro que viralizou pelo samba no pé já recebeu alunos de todo o Brasil

Giovanni Samba, de Taubaté, sonha em desfilar em alguma escola de samba

7 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Giovanni viralizou nas redes sociais com seus vídeos sambando
Giovanni viralizou nas redes sociais com seus vídeos sambando
Foto: Reprodução/Instagram e Acervo Pessoal

Com mais de 180 mil seguidores, o cabeleireiro Giovanni Santos fez sucesso no Instagram com seus vídeos cheios de samba no pé. O morador de Taubaté conquistou fãs do Brasil inteiro e agora tenta conciliar sua rotina no salão com as aulas de samba. Ele chegou a receber alunos do Sul do país e sonha coreografar uma ala de passistas e desfilar em alguma escola de samba.

"No Rio ou em São Paulo, com destaque de chão, menino malandro, apresentando meu samba". 

Ao Terra, Giovanni Samba, como também é conhecido, contou que aprendeu a sambar quando era muito novinho, na sua cidade natal, Angra dos Reis (RJ). Ele e a mãe frequentavam o carnaval juntos, e assim, começou a história no samba.

"O samba me escolheu e meu coração escolheu o samba, porque antes de sambar com os pés, eu sambo com o coração. Me traz muita felicidade. Eu vivo o samba hoje, amanhã e sempre", declarou.

Os vídeos de Giovanni sambando contam com milhares de visualizações e, nos comentários, não faltam seguidores pedindo um "aulão online". A ideia de dar aulas de samba surgiu depois que o cabelereiro passou a dar de dança em uma academia. 

"Eu não divulgava muito, as aulas de samba eu sempre dei particular porque sempre tinha alguém querendo aprender mais, ser lapidado. Há uns 10 anos mais ou menos, em academia, eu sempre dava aula de samba no mês do carnaval. Mas esse ano eu decidi colocar o samba como aula anual". 

A rotina agitada de Giovanni consiste em trabalhar durante o dia no salão de beleza. Sempre que tem um intervalinho, ele faz vídeos sambando para postar nas suas redes sociais. No comecinho da manhã e também à noite, ele ainda arruma tempo para dar aulas de ritmos e de samba. 

"A ideia de dar aula de samba particular veio de pessoas que me viram sambando  e pediam para eu ensinar. Já na academia veio do nada na minha mente. Comprei o salto para a aula na academia, postei um vídeo na internet e viralizou. Assim eu conquistei meus lindos seguidores em muito pouco tempo, sou muito grato a cada um. É uma enorme troca de energia com meus seguidores maravilhosos", explicou.

Depois do sucesso, Giovanni começou a receber alunos de todas as partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Florianópolis e Rio Grande do Sul. Alguns alunos, porém, já o contaram que estão vindo de fora do país para aprender a sambar com ele.

"Isso é muito mágico. O samba é isso: amor, alegria e muita emoção". A lista de Giovanni para aprender a sambar é concorrida e já está fechada. Mas quem tiver interesse pode chegar na academia e fazer as aulas durante o ano todo. 

Para ficar "lapidado" no samba, como ele mesmo diz, é preciso cerca de 5 meses de aula. Mas com o "trucão" que ele criou, ele garante: três dias bastam. "Quando a pessoa ainda não tem um samba perfeito, a gente mete um rebolado, sacode o quadril, manda beijo. Vira um trucão", explica.

Questionado se prefere o samba ou a folia do carnaval, Giovanni brinca que deixa a folia para o restante do ano, porque no carnaval ele vive o samba. "Troco qualquer passeio, viagem pelo samba. Os 4 dias de carnaval eu sou do samba, não importa onde eu brinco o carnaval, mas desde que tenha samba. E pelo menos um dia no Rio de Janeiro", comenta.

A grande inspiração de Giovanni é Pinah Ayoub, da Beija-Flor, e ele assistia sua musa na televisão desde adolescente. "Todos os anos eu tinha que assistir a deusa Pinah. Foi minha grande inspiração para ter esse samba perfeito".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade