Cannes: cidade do ócio e da cultura para bolsos recheados
Não é só de cinema que vive Cannes. A paradisíaca cidade que dá nome ao festival da indústria cinematográfica também é objeto de desejo do jet set internacional, unindo história, cultura, moda, compras e ócio. No geral, o público que é atraído até o balneário da Côte d'Azur, na França, está disposto a esvaziar suas contas bancárias em busca de luxos e de belas paisagens mediterrâneas.
Localizada no departamento dos Alpes Marítimos, na região Provence-Alpes-Côte d'Azur, Cannes é um dos centros turísticos mais luxuosos do mundo hoje em dia. No entanto, a cidade estava originalmente localizada sobre um pântano. Na Idade Média, monges e pescadores encontraram lá o local perfeito para morar com qualidade de vida, especialmente nas ilhas de Lérins e no Suquet, onde fica a cidade velha atualmente.
Sainte-Marguerite é a maior e a mais famosa das quatro ilhas e recebe anualmente milhares de curiosos e amantes de história querendo visitar seu Forte Real. Segundo a lenda, um dos prisioneiros mais famosos da história, o Homem da Máscara de Ferro, ficou encarcerado na construção. Na ilha Saint-Honorat, o turista poderá descobrir a abadia de Lérins, que foi construída no século 5 e é o monastério mais antigo do ocidente.
Foi na Idade Moderna que a tranquilidade e o exotismo de Cannes começaram a dar lugar para as festas e para uma nobreza ávida por diversão. O lorde Henry Brougham and Vaux, Grande Chanceler da Inglaterra, descobriu a cidade durante as guerras franco-inglesas e decidiu se estabelecer ali. Daí em diante, tudo mudou. Graças à aristocracia, o litoral da Côte d'Azur ganhou prestígio e se desenvolveu. Cannes acabou se sobressaindo em relação às cidades vizinhas. O primeiro festival de cinema, em 1946, fez a fama do lugar se projetar internacionalmente. Devido à intensa atividade turística, o setor hoteleiro cresceu muito e, com isso, o comércio de luxo e a vida noturna foram pelo mesmo caminho.
Atualmente, um dos grandes atrativos de Cannes é o Boulevard de Croisette, um caminho ao longo do Mar Mediterrâneo de aproximadamente dois quilômetros de comprimento. A Croisette é conhecida por abrigar o Palácio dos Festivais, construído em 1949 para receber o Festival de Cannes, além de ser o endereço de lojas caras, restaurantes e hotéis como o Carlton, o Majestic e o Martínez.
Cannes ainda oferece uma boa variedade de museus, como o Musée de la Castre, que reúne coleções arqueológicas e etnográficas, pinturas de artistas locais e provençais dos séculos 19 e 20. Também há o Musée de la Mar, que conta com ânforas descobertas em destroços de barcos, murais romanos e exposições fotográficas.
Para quem quer ir às compras, o destino é a famosa Rue d'Antibes, lotada de lojas de luxo como Burberry, Bottega Veneta, Jimmy Choo, Yves Saint Laurent e Ferragamo. Para uma pausa gastronômica, os restaurantes da Rue Meynadier devem embarcar o turista em uma generosa viagem pelos sabores do mar.
Passagens compradas?