Script = https://s1.trrsf.com/update-1778180706/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Bulgária vence festival Eurovision e Israel fica em segundo lugar novamente

17 mai 2026 - 14h19
Compartilhar
Exibir comentários

‌A Bulgária venceu o Festival Eurovision pela primeira vez no sábado, em uma final ofuscada pelo boicote de cinco países devido ao ⁠conflito em Gaza, conquistando uma vitória ‌dramática, apesar de grande votação pública para Israel, que novamente ‌garantiu o segundo ‌lugar.

A competição extravagante e geralmente ⁠bem-humorada que envolve artistas pop de países da Europa e de outros continentes, agora em seu 70º ano, entrou em crise devido ‌a uma disputa sobre a ofensiva ‌militar de ⁠Israel ⁠em Gaza, uma resposta ao ataque liderado ⁠pelo ‌Hamas em 7 ‌de outubro de 2023.

As emissoras públicas dos pesos pesados Espanha, Holanda e Irlanda, bem como da ⁠Islândia e Eslovênia, optaram por não participar em protesto contra a participação de Israel.

Israel alegou uma campanha global ‌de difamação contra o país. Seu desempenho na final, no entanto, ⁠não foi prejudicado por nenhum protesto, ao contrário da semifinal de terça-feira.

"Isso é inacreditável. Eu nem sei o que está acontecendo agora", disse a participante da Bulgária, Dara, em uma coletiva de imprensa, após vencer com sua faixa de dança "Bangaranga", que agradou ao público e evitou completamente a política.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra