Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Biblioteca Britânica 'faz as pazes' com Oscar Wilde 130 anos depois de banir o escritor; entenda

Dramaturgo irlandês foi condenado a dois anos de prisão com trabalhos forçados por sua relação amorosa com Lord Alfred Douglas

16 jun 2025 - 21h26
Compartilhar
Exibir comentários

A Biblioteca Britânica "fez as pazes" com Oscar Wilde e vai restituir simbolicamente o passe de leitor a ele, 130 anos após o autor ter sido banido da instituição devido à sua condenação por "indecência grave".

Um novo passe, com o nome do dramaturgo irlandês, será entregue oficialmente ao neto de Wilde, Merlin Holland, durante uma cerimônia marcada para outubro, no aniversário do escritor. O evento contará com a presença do ator Rupert Everett, que viveu Wilde no filme O Príncipe Feliz (2018).

A Biblioteca Britânica vai restituir simbolicamente o passe de leitor de Oscar Wilde
A Biblioteca Britânica vai restituir simbolicamente o passe de leitor de Oscar Wilde
Foto: Acervo Estadão / Estadão

A decisão de revogar o passe foi tomada em 1895, após Wilde ser condenado a dois anos de prisão com trabalhos forçados, por sua relação amorosa com Lord Alfred Douglas.

"Ele provavelmente diria 'já estava na hora'", afirmou Holland à CNN, ao comentar como o avô reagiria à restituição simbólica. "Tenho certeza de que seu espírito será tocado (...) Ter uma das maiores bibliotecas do mundo banindo-o dos livros era como a lei banindo-o da vida cotidiana", acrescentou.

A Biblioteca Britânica abriga o maior acervo de manuscritos de Wilde, incluindo rascunhos de suas principais peças.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade