Austrália diz que cancelou visto de Kanye West por música "Heil Hitler"
Kanye West, também conhecido como Ye, teve seu visto australiano cancelado depois de lançar "Heil Hitler", uma música que promove o nazismo, disse o ministro de Assuntos Internos do país na quarta-feira.
O rapper norte-americano lançou a música que elogia o líder nazista Adolf Hitler nas mídias sociais e plataformas de streaming de música em maio deste ano.
A música foi lançada alguns meses depois que West fez uma série de publicações antissemitas no X, que incluíam comentários como "Eu amo Hitler" e "Eu sou um nazista".
O ministro de Assuntos Internos, Tony Burke, disse que, embora os comentários ofensivos anteriores feitos por West não tenham afetado seu status de visto, as autoridades "analisaram novamente" após o lançamento da música.
"Era um visto de nível mais baixo e as autoridades ainda analisaram a lei e disseram que, se você tem uma música e promove esse tipo de nazismo, não precisamos disso na Austrália", disse ele à emissora nacional ABC na quarta-feira.
"Já temos problemas suficientes neste país sem importar deliberadamente o fanatismo."
Burke acrescentou que West tem família na Austrália e era um visitante de longa data antes do cancelamento do visto. O cantor se casou com sua esposa Bianca Censori, uma arquiteta australiana, em dezembro de 2022.
O escritório de Burke não comentou sobre a data exata do cancelamento do visto. A assessoria de West não respondeu imediatamente a um pedido de comentário fora do horário comercial dos EUA.