As três pessoas tóxicas que até os agentes secretos se mantêm afastados. A psicologia lhes dá razão
Ex-agente do Serviço Secreto dos EUA explica os três perfis mais prejudiciais para sua saúde mental - e como identificá-los!
As pessoas com quem convivemos influenciam diretamente nossa saúde mental. Assim como um bom amigo - aqueles "inúteis", como dizia o autor estadunidense Arthur C. Brooks - eleva nosso bem-estar, existem pessoas que parecem sugar nossa energia como verdadeiras sanguessugas. Identificar quem nos faz mal e se afastar pode até impactar positivamente nossa vida profissional, como alertou uma especialista em reportagem da CNBC.
Evy Poumpouras, ex-agente especial e interrogadora do Serviço Secreto dos Estados Unidos (2000-2012), é especialista em detecção de mentiras, manipulação, comportamento humano e influência cognitiva. Com tanta experiência, ela aprendeu a reconhecer e manter distância de três tipos de personalidades tóxicas. E a psicologia confirma: esses perfis realmente têm potencial para prejudicar nossa saúde emocional.
1. O que se faz de vítima
Segundo Poumpouras, algumas pessoas são verdadeiros ímãs de drama. Todos enfrentamos dificuldades, mas, para algumas, o caos parece fazer parte da identidade. Elas se alimentam das próprias desgraças e, pior, arrastam todo mundo junto!
A especialista explica que o problema não é viver situações difíceis, mas sim o fato de que "envolvem os outros em seus problemas porque anseiam atenção, validação e estímulo emocional".
Sinais desse perfil:
- queixas constantes;
- reações emocionalmente exageradas por motivos pequenos;
- necessidade de atenção 24 horas por dia.
Conviver com essa energia "esgota rapidamente seu tempo, sua clareza mental e sua capa...
Matérias relacionadas