Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como o Spotify calculou a idade musical dos usuários

O aplicativo de música lançou na última quarta-feira, 3, a retrospectiva

4 dez 2025 - 22h33
(atualizado às 23h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Spotify lançou retrospectiva musical de 2025
Spotify lançou retrospectiva musical de 2025
Foto: Imagem criada pelo Gemini

"Idade é só um número, né? Então nada de levar pro lado pessoal", foi o que o Spotify prometeu na última quarta-feira, 3, quando disponibilizou para os assinantes a retrospectiva musical de 2025. Além de mostrar, como todo ano, os artistas e músicas mais ouvidos por cada pessoa, a plataforma surpreendeu ao calcular a idade musical de cada um.

Muitos assinantes se surpreenderam ao ver que as idades musicais não tinham nada a ver com as verdadeiras. Pessoas de 40 anos ficaram na faixa dos 20 poucos e também teve jovens que receberam mais de 70 anos de idade.

Para fazer essa conta, o Spotify levou em conta as músicas ouvidas pelos assinantes de janeiro e meados de novembro e analisou a data de lançamento das canções mais ouvidas por cada usuário.

A partir disso, a plataforma identificou o período de cinco anos que mais se destacou para cada pessoa e passou a entender essa faixa de tempo como "pico de reminiscência", intervalo em que a pessoa vive experiências mais intensas que moldam a personalidade e marcam a vida de uma pessoa. O que também vale para a música. As faixas mais escutadas nesse período são as mais marcantes.

Então, o Spotify entendeu que uma pessoa viveu o período dos 16 aos 21 anos no intervalo dos cinco anos em que as principais músicas ouvidas por essa pessoa foram lançadas.

Dessa forma, se alguém ouve principalmente músicas do final da década 1970, a idade musical dela no Spotify será de mais de 60 anos, independente de quantos essa pessoa tem na vida real.

Além do novo recurso da idade musical, o streaming de música também incluiu outras novidades neste ano, como os álbuns mais ouvidos por cada assinante.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade