Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Unesco discutirá candidatura de culinária italiana em dezembro

Reconhecimento como patrimônio da humanidade seria inédito

10 mar 2025 - 13h57
(atualizado às 14h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A candidatura da culinária italiana a patrimônio imaterial da humanidade será discutida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no próximo mês de dezembro, durante reunião na Índia.

Itália formalizou candidatura de sua culinária em 2023
Itália formalizou candidatura de sua culinária em 2023
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Antes disso, em 10 de novembro, será divulgado o parecer do órgão técnico da entidade, que poderá ser favorável à candidatura, contrário ou pedir o adiamento do debate.

    "Na Índia, será avaliado não apenas o dossiê de candidatura da cozinha italiana, mas também a ideia de fundo, isto é, se a comida pode ser considerada como identidade cultural de um povo", disse à ANSA Pier Luigi Petrillo, professor da Livre Universidade Internacional de Estudos Sociais Guido Carli (Luiss), em Roma, e autor do dossiê da Itália.

    "O eventual reconhecimento da cozinha italiana como patrimônio da humanidade seria o primeiro dedicado a uma culinária de forma geral, e não a práticas individuais tradicionais", acrescentou Petrillo, que se disse "otimista" com a candidatura formalizada em junho de 2023.

    "O dossiê ilustra bem o significado cultural da cozinha italiana entendida como gesto cotidiano e mosaico de diversidade", declarou.

    A Itália já foi uma das patrocinadoras da candidatura da dieta mediterrânea, primeira prática alimentar reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, em 2010. Desde então, segundo o professor, quase 10% dos tombamentos são ligados à comida. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade