RS destina mais de R$ 3,4 milhões em projeto para valorização de CTGs e estímulo ao turismo de experiência
O projeto vai selecionar 32 entidades tradicionalistas regularmente filiadas ao MTG, contemplando todas as regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), lançou, nesta segunda-feira (12/1), o Edital MTG 001/2026 do projeto Vivências de Galpão. Com investimento superior a R$ 3,4 milhões do governo, a iniciativa integra a estratégia estadual de valorização da cultura do Rio Grande do Sul, fortalecimento dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e estímulo ao turismo de experiência como vetor de desenvolvimento regional.
O projeto vai selecionar 32 entidades tradicionalistas regularmente filiadas ao MTG, contemplando todas as regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Do total de vagas, 30 serão preenchidas por critérios técnicos e de pontuação, enquanto duas serão definidas por sorteio público, garantindo transparência e igualdade de participação no processo.
Para o titular da Setur, Ronaldo Santini, a ação reforça o compromisso do governo com políticas que unem cultura, identidade e geração de oportunidades. "O Vivências de Galpão conecta a tradição gaúcha ao turismo contemporâneo, qualificando os CTGs como espaços de vivência cultural e ampliando a oferta de experiências autênticas em todas as regiões do Estado", destaca.
Além de qualificar a estrutura e a gestão das entidades participantes, o projeto prevê capacitações, ações de promoção cultural e a produção de informações que irão subsidiar o Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul. A proposta é estruturar os CTGs como pontos de visitação capazes de receber turistas, preservar saberes tradicionais e dinamizar a economia local.
Inscrições e próximos passos
As inscrições para o projeto-piloto Vivências de Galpão estarão abertas de 12 a 26 de janeiro de 2026, exclusivamente por meio eletrônico. O edital completo, com critérios, etapas e documentação exigida, está disponível no site oficial do MTG. Com a iniciativa, o governo estadual avança na integração entre cultura e turismo, ampliando o alcance das políticas públicas e fortalecendo a identidade gaúcha como ativo estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Texto: Ascom Setur