PUBLICIDADE

Teatro alla Scala, em Milão, transmite óperas por streaming

Iniciativa também é realizada por outros teatros do país

2 abr 2020 - 16h35
(atualizado às 18h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio à luta contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), o Teatro alla Scala, histórica casa de óperas situada em Milão, transmitirá por streaming 30 concertos até o próximo dia 21 de abril.

Opéra Tosca abriu temporada no teatro Scala
Opéra Tosca abriu temporada no teatro Scala
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A medida faz parte das diversas iniciativas, entre elas "Teatro digital", "Stageathome" ou "Ópera no sofá", que têm como objetivo disponibilizar cultura para os cidadãos que estão em isolamento domiciliar em todo o país por causa da emergência provocada pela Covid-19.

No Teatro alla Scala, especialmente, as transmissões serão feitas no canal Rai5 e no portal web RaiPlay. Entre os títulos que serão exibidos, estão concertos dirigidos por Riccardo Chailly, como Giovanna d'arco e Attila, de Verdi, Andrea Chénier, de Giordano, Madama Butterfly, de Puccini.

Já entre as apresentações de balés, as opções são: a Bela Adormecida de Tchaikovsky, com a coreografia de Rudolph Nureyev, e Sonho de uma Noite de Verão, de George Balanchine, com Alessandra Ferri e Roberto Bolle.

Ainda em Milão, o Piccolo Teatro também tem participado da iniciativa. Por meio de suas contas nas redes sociais, o local compartilha mais de 40 vídeos de shows on-line, entrevistas com artistas e novidades sobre as produções mais importantes.

O Teatro Elfo, por sua vez, publica em sua plataforma Vimeo três títulos por semana, focando inicialmente em textos clássicos, como os de William Shakespeare.

Diversos teatros de outros municípios da Itália também estão disponibilizando conteúdos culturais na internet. Confira:

Roma -

O Teatro dell'Opera em Roma propõe em seu site oficial, na seção "teatro digital", alguns dos espetáculos mais interessantes realizados nos últimos anos. Entre eles, estão grandes clássicos da ópera lírica, como Tosca, de Giacomo Puccini, e Madama Butterfly; e do balé, como Dom Quixote, na reinterpretação assinada por Laurent Hilaire.

Ainda na capital italiana, o Teatro Eliseo, um dos principais teatros de prosa, tem publicado em seu site e no Facebook os vídeos completos dos shows produzidos no local. Entre eles, "O discurso do rei", de David Seidler, e "Um tigre de bengala no zoológico de Bagdá".

Já a Accademia Santa Cecilia transmite três shows diferentes no seu site e nas redes sociais todas as quintas-feiras, às 19h30, sextas-feiras, às 20h30, e todos os sábados às 18h.

Nápoles -

Com a hashtag #stageathome, o Teatro San Carlo, em Nápoles, disponibiliza on-line alguns dos shows das temporadas anteriores todos os dias, às 20h, em suas redes sociais.

Veneza -

Em Veneza, o teatro La Fenice oferece em seu canal no YouTube vídeos completos de obras líricas encenadas em seu palco. Entre elas estão Don Carlo de Verdi e Dorilla in Tempe, de Vivaldi.

Florença -

O Teatro del Maggio Musicale Fiorentino transmite em streaming algumas das performances de maior sucesso das temporadas anteriores. A iniciativa foi inaugurada em 14 de março com a Orquestra del Maggio, dirigida por Zubin Mehta.

Gênova -

O Teatro Carlo Felice, em Gênova, oferece concertos, óperas e balés todas as noites em seus canais sociais a partir das 20 horas. 

A programação completa em todas as regiões da Itália pode ser acessada no site do Ministério do Patrimônio e Atividades Culturais e Turismo italiano.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade