‘Maior São João do Mundo’ celebra 30 anos em Campina Grande
Com mais de 480 atrações, que chegam a reunir milhões de pessoas durante os 30 dias de evento, a Festa Junina de Campina Grande é chamada pelos seus organizadores de o Maior São João do Mundo. O nome não é por acaso. Desde que começou a ser organizada, na década de 1980, já recebeu renomados artistas de todo o país e cresce ano a ano, atraindo cada vez mais turistas para a cidade paraibana. E este ano o evento terá um gostinho especial, pois a festa chega à sua 30a edição em 2013.
Em 2013, o evento acontece de 7 de junho a 7 de julho. Porém, muito antes da sua criação oficial, Campina Grande já era palco de várias festas que reuniam amigos e familiares em torno de fogueiras montadas em propriedades particulares durante o mês de junho. Alguns clubes locais organizavam bailes de forró, e quadrilhas eram executadas nas ruas esporadicamente.
Percebendo o potencial da festa, a prefeitura resolveu investir na criação do Parque do Povo, que em 1983 recebeu a primeira edição do evento. Desde o início, o potencial das comemorações surpreendeu. Foram confeccionadas mil camisas oficiais, mas os pedidos foram tantos que acabaram sendo produzidas 12 mil no total.
Para aproveitar a agitação da festa de São João, várias casas de shows passaram a ser construídas no município, e aos poucos foram surgindo barracas de artesanato, comidas típicas, e atrações que viraram verdadeiras marcas registradas. Entre elas está o Expresso do Forró, um passeio de trem aos finais de semana que leva os visitantes a um passeio pela cidade, assistindo a apresentações de quadrilhas e grupos de forró.
Na noite de 12 de junho, véspera de Santo Antônio, é realizado o tradicional Casamento Coletivo, que já chegou a celebrar 69 matrimônios simultâneos. Já na Vila Nova da Rainha, um dos espaços cenográficos do Parque do Povo, são organizadas brincadeiras tradicionais, como pau-de-sebo, corrida de saco e adivinhações.