Japonês 'Shoplifters' vence Palma de Ouro em Cannes
O filme é dirigido pelo cineasta Hirokazu Kore-eda
O filme "Shoplifters", do cineasta japonês Hirokazu Kore-eda, é o vencedor da Palma de Ouro do 71º Festival de Cannes, encerrado neste sábado (19). O diretor já havia conquistado o Prêmio do Júri, em 2013.
Bem recebido pela crítica, "Shoplifters" estava entre os favoritos para a Palma de Ouro, assim como "BlacKkKlansman", de Spike Lee, ganhador do Grande Prêmio do Júri. Já "Capharnaum", da libanesa Nadine Labaki, ficou com o Prêmio do Júri.
Por sua vez, "The Image Book", de Jean-Luc Godard, conquistou a "Palma de Ouro Especial", honraria que não estava prevista na premiação. Entre os atores, o italiano Marcello Fonte, 39 anos, garantiu o prêmio de melhor interpretação masculina, por seu papel no filme "Dogman", de Matteo Garrone.
O longa é livremente inspirado no chamado "delito do Canaro", como ficou conhecido o homicídio do boxeador amador Giancarlo Ricci, em 1988, em Roma. "Desde pequeno, quando estava em casa e chovia, fechava os olhos e parecia ouvir aplausos. Agora é verdade, e é como estar em família", disse Fonte.
A cazaque Samal Yeslyamova, de "The Little One", venceu na categoria feminina. Entre os diretores, o premiado foi o polonês Pawel Pawlikowski, por "Zimna Wojna". A italiana Alice Rohrwacher ("Lazzaro Felice") e o iraniano Jafar Panahi ("Three Faces"), censurado em seu país, dividiram o prêmio de melhor roteiro.
Um dos momentos mais marcantes, no entanto, ocorreu logo no início da cerimônia, quando a atriz italiana Asia Argento, protagonista do movimento "Me Too" ("Eu Também", em tradução livre), fez um duro discurso contra a violência sexual na indústria cinematográfica.
"Em 1997, fui estuprada por Harvey Weinstein. Eu tinha 22 anos e senti uma premonição que nunca um Weinstein teria futuro. Devemos nos ajudar para que um comportamento tão indigno não aconteça novamente", disse.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.