“Adoraria saber dançar”, diz Marcio Atalla

Preparador físico do programa “Medida Certa” inclui a dança no seu novo programa de emagrecimento

26 mai 2015
09h09
  • separator
  • 0
  • comentários

A nova temporada do quadro do Fantástico, “Medida Certa”, da Rede Globo, está cheia de novidades. Dessa vez o preparador físico Marcio Atalla cuida de 90 moradores de um condomínio em São Paulo.

Marcio Atalla, preparador físico do quadro “Medida Certa”, do Fantástico
Marcio Atalla, preparador físico do quadro “Medida Certa”, do Fantástico
Foto: Arthur Seixas / Globo

Os moradores do "Bloco A" disputam com os moradores do "Bloco B". Vai vencer o grupo que perder mais peso e medidas em três meses. Para animar a disputa, a nova edição conta com a participação da atriz e comediante Fabiana Karla, que faz o “Medida Certa” junto com os moradores.

Outra novidade do programa é a presença da dança entre as atividades. O casal Sônia e Ariovaldo Paes, casados há 26 anos, representa o “Bloco A”. Sônia adora dançar e levou o marido para o mesmo caminho. Os dois exageraram na comida e tiveram aumento no peso e nas medidas nos últimos anos. Por conta do gosto deles pela dança, o “Medida Certa” incluiu a atividade no programa três vezes por semana. No final, eles terão que apresentar uma coreografia.

Em entrevista ao Terra, Atalla diz que dançar é uma atividade de grande gasto calórico e bastante divertida. 

Terra - Você se tornou o preparador físico mais conhecido no Brasil. Como foi o seu contato com a TV? Como tudo começou?
Marcio Atalla - Boa pergunta, muita gente acha que alguém bateu na minha porta e tudo aconteceu, mas não foi assim.

Tudo começou em 2000 quando montei o site www.bemstar.com.br com a preocupação de informar as pessoas da importância de um estilo de vida com movimento. Em 2002, montei uma revista, também chamada “BemStar”. Em 2005, levei esse projeto pro canal GNT e, no ano seguinte, surgiu o programa “BemStar”. Ficou no ar até 2010.

Quando já colunista da revista “Época”, criei o “Época Saúde”, que era o “Medida Certa” com anônimos. Foram encartados 13 DVDs durante 13 semanas na revista. Foi um sucesso.

Repercutiu bastante e consegui apresentar o projeto no Fantástico, da Rede Globo. O Luiz Nascimento, diretor do programa, gostou muito e estreamos o “Medida Certa” em 2011. Desde então sou consultor do Fantástico.

Fabiana Karla e outros participantes do “Medida Certa” na aula de dança do programa de emagrecimento
Fabiana Karla e outros participantes do “Medida Certa” na aula de dança do programa de emagrecimento
Foto: Zé Paulo Cardeal / Globo

Terra - Quais são as novidades da nova temporada do “Medida Certa”?
Marcio Atalla - Pela primeira vez é feita uma intervenção populacional com 90 pessoas. Estamos vendo mudanças no estilo de vida com atividade não programada, com resultados até melhores do que os da atividade programada, em que são reservados pelo menos 30 minutos para corrida, academia ou algum outro esporte. As atividades não programadas são, por exemplo, subir escadas, acumular passos, ou seja, ter um estilo de vida com bastante movimento.

Estamos mostrando que vamos diminuir fatores de risco para doenças mudando o estilo de vida das pessoas e abandonando o sedentarismo.

Terra - A dança entrou com tudo nessa nova edição do programa. Como ela foi incorporada no programa?
Marcio Atalla - A dança é uma das opções que encontrei para quem quer a atividade programada. A Sônia, uma das participantes desta edição do “Medida Certa”, adora dançar, por isso se mantém ativa com as aulas de dança.

Estimulamos os moradores a dançar, até como uma opção de atividade física para ser feita em casa. Tem sido divertido e estamos alcançando ótimos resultados.

Terra - A dança pode ser uma opção para quem quer perder peso? Por quê? 
Marcio Atalla - Sim! Porque tem um gasto calórico alto, é divertida e isso faz com que as pessoas tenham regularidade, o que é fundamental pra colher os resultados. Inclusive a Organização Mundial da Saúde recomenda a dança, principalmente para as mulheres. Como a pessoa tem que sustentar o peso do corpo e isso gera impacto ósseo, ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose.
    
Terra - Para quem você indica a dança? Qualquer pessoa pode dançar?
Marcio Atalla - Indicado para qualquer pessoa que queira dançar. Claro que se alguém tem algum problema articular mais sério e sente dor, é importante tratar esse problema antes.

Terra - No programa “Medida Certa” você intercala a dança com outras atividades físicas. Qual seria o programa ideal para quem quer perder peso e ganhar condicionamento físico?
Marcio Atalla – O programa ideal exige regularidade. É fundamental que cinco vezes na semana você tenha o mínimo de movimento no dia.

Pensando no ideal, sempre precisamos combinar atividades com ganho de capacidade cardiorespiratória, ou seja, as atividades aeróbias, como caminhada, subir escadas, dançar, correr, nadar e etc, com as atividades de ganho de força, como pilates, musculação, ginástica localizada, funcional etc. 

Mas sempre opte por atividades que goste e consiga manter a regularidade. 

Terra - Você já dançou?  
Marcio Atalla - Sou péssimo. Adoraria saber dançar, mas não tenho ritmo e sou muito tímido. Quem sabe não aprendo!

Fonte: Cross Content
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade