Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Consulado no Rio lança livro sobre 'Edifício Casa D'Italia'

A partir de prédio, obra conta história da presença italiana

22 jul 2022 - 15h38
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro lançou a obra "Edifício Casa d'Italia do Rio de Janeiro - uma biografia", um livro que conta a história dos mais de 90 anos da presença italiana na cidade a partir do prédio construído na Esplanada do Castelo.

Consulado do Rio de Janeiro lançou livro sobre história do prédio 'Edifício Casa D'Italia'
Consulado do Rio de Janeiro lançou livro sobre história do prédio 'Edifício Casa D'Italia'
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

A obra veio após um intenso trabalho de pesquisa e, segundo o Consulado, faz "parte do legado de quatro anos da gestão do cônsul geral Paolo Miraglia del Giudice, marcada pelo resgate do valor e da importância da italianidade no Rio". O diplomata deixa o cargo nesta sexta-feira (22).

"Esse icônico edifício há muito merecia um livro para contar sua história intensa, fascinante, cheia de altos e baixos", destacou Miraglia del Giudice na apresentação da obra.

Além de sediar o Consulado Geral, o prédio ainda abriga o Instituto Italiano de Cultura e o Instituto Europeu de Design.

E, durante essas mais de nove décadas, a estrutura sediou outras instituições que também são citadas no livro.

"A história da Casa d'Italia ainda reflete a própria história da emigração italiana para o Rio e das relações ítalo-brasileiras", pontua o cônsul geral.

Para a curadoria da obra, o responsável foi o professor, artista plástico e mestre em comunicação, Aristides Corrêa Dutra.

A Obra

O livro é dividido em três partes, sendo a primeira assinada por Dutra, que conta a história do edifício desde que ele foi desejado até ser devolvido ao governo italiano nos anos 1970 (Brasil e Itália romperam relações após a 2ª guerra e o prédio foi confiscado pelo governo brasileiro).

A segunda é assinada pela jornalista Eliane Bardanachvili e conta histórias e curiosidades da vida dentro do prédio desde a retomada dele pelo governo italiano. Já a terceira parte leva a assinatura do fotógrafo Marco Antônio Rezende, que propõe um tour com imagens a partir de um ensaio fotográfico do edifício nos dias atuais.

O livro conta ainda com textos adicionais assinados por Miraglia del Giudice (apresentação), Sérgio Magalhães (prefácio), Marcela Marques Abla (Apêndice 1) e Maria Pace Chiavari (Apêndice 2).

Ao todo, a obra tem 147 páginas e uma edição impressa em português - com dois mil exemplares - e duas digitais (em português e italiano) que podem ser baixadas gratuitamente no site do Consulado. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade