'Altas Horas' homenageará Alcione neste sábado
O programa Altas Horas, apresentado por Serginho Groisman, homenageará neste sábado (13) a lendária cantora Alcione, uma das maiores sambistas do Brasil.
A artista, que soma mais de 50 anos de carreira, tem presença frequente no Carnaval carioca, sendo mangueirense de coração, inspira uma série de outros artistas, independente do estilo musical.
Alguns deles comparecem ao palco do Altas para endossar a homenagem, compartilhando a influência que a artista tem sobre suas carreiras, cantando com ela ou para ela. São eles: Criolo, Diogo Nogueira, Elymar Santos, Karinah, Lauana Prado, Mumuzinho, Neguinho da Beija-Flor, MV Bill e Rebecca.
Serginho Groisman, que comanda a celebração, convida Alcione a contar sua história. Ela revela as profissões anteriores à de artista, como vendedora numa loja de discos e professora no estado do Maranhão, onde nasceu e cresceu. Ela não poderia deixar de cantar, e apresenta sucessos como Não Deixe o Samba Morrer, Você Me Vira a Cabeça e Loba.
Os demais convidados, também grandes nomes da música, se declaram a Alcione. Criolo diz: "Ouvir Alcione é ter esperança de que podemos ser amados um dia […], é um tanto de Brasil que nos orgulha"; Diogo Nogueira, filho de João Nogueira, outro importante sambista, cresceu com a convivência de Alcione, e recorda passagens da infância com ela. Elymar Santos, por sua vez, que dedicou um álbum à Alcione, agradece a oportunidade de fazer parte da homenagem: "Hoje são 50 anos de carreira, e me orgulho muito de ter participado das celebrações dos 40 anos, quando fiz um álbum para ela".
Karinah, atuante em projetos na Mangueira, inclusos sociais, assim como Alcione, expõe sua inspiração para o trabalho na escola de samba: "O mínimo que a gente tem que fazer é retribuir e fazer o bem como você". Lauana, que canta sertanejo, não esconde sua admiração: "[…] sempre foi uma referência para mim a forma como ela interpreta", conta.
Mumuzinho, que tem a voz por vezes associada à de Alcione, revela como a conheceu: "Isabel Fillardis foi quem me apresentou a Alcione […]", enquanto Neguinho da Beija-Flor, amigo de longa data, recorda, com Alcione, apresentações que fizeram juntos. MV Bill também relembra o surgimento de sua relação com a cantora: "Minha mãe é fã, ela ouvia todas as músicas […]". E Rebecca reforça a importância de Alcione como inspiração para mulheres negras.
Alguns musicais confirmados na homenagem são Faz Uma Loucura Por Mim, Garoto Maroto, Meu Ébano e Estranha Loucura.