PUBLICIDADE

Projeto Natureza de Criança trata o "déficit de natureza" oferecendo imersão lúdica no meio ambiente para crianças e suas famílias

25 jun 2024 - 12h33
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando você pensa na sua infância, certamente lembra de subir em árvores, brincar na rua, no mato, no sítio, correr na pracinha ou no jardim. Compare agora a sua infância com a de seus filhos e responda: eles tem mais ou menos contato com a natureza do que você teve quando era criança? É bem provável que a resposta seja a que está preocupando pediatras e educadores do mundo todo: as crianças de hoje vivem um processo de emparedamento que está causando um grande "déficit de natureza", um quadro que se agrava a cada dia e tem gerado consequências graves para a saúde e o desenvolvimento infantil.

Foto: Divulgação/ Instagram @naturezadecrianca / Meu Passeio

Uma das principais causas é o aumento do uso de eletrônicos. Crianças passam cada vez mais tempo em frente a telas de celulares, tablets e computadores, o que diminui o tempo que poderiam estar ao ar livre e em contato com a natureza. O resultado disso é uma série de problemas de saúde, como obesidade, ansiedade, depressão e déficit de atenção, conforme alerta o pediatra Daniel Becker, do Pediatria Integral.

Pesquisas científicas já demonstraram que o contato com a natureza é fundamental para a saúde e o desenvolvimento infantil. Estudos indicam que crianças que passam mais tempo em ambientes naturais apresentam melhor desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Além disso, a natureza tem efeitos positivos na saúde física, ajudando a prevenir doenças e fortalecendo o sistema imunológico.

O impacto do contato com a natureza também é importante para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças, assim como para a construção de vínculos afetivos mais saudáveis com outras pessoas e com o mundo ao seu redor.

A natureza é um ambiente rico em estímulos sensoriais e emocionais que ajudam a criança a explorar o mundo e a si mesma.  Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis incentivem seus filhos a passar mais tempo em contato com a natureza.

Se por um lado o déficit de natureza pode trazer graves consequências, por outro,  é um problema simples de resolver. Pode ser feito por meio de passeios em parques e áreas verdes, trilhas, viagens e imersões pela natureza, atividades ao ar livre, como jogos e brincadeiras, ou até mesmo por meio da prática de jardinagem e cuidado com plantas em casa.

A questão é tão grave e preocupante que já existem iniciativas especializadas em promover essa reconexão das crianças e suas famílias com a natureza. Um exeplo disso é o projeto Natureza de Criança,, que oferece roteiros de viagens em ambientes naturais ao longo do ano. 

Mas calma, ir com as crianças para a natureza não significa necessariamente que você tem que passar perrengue ou ficar desconfortável.

O Natureza de Criança tem essa preocupação e oferece a possibilidade de acampar em família, com atividades bem planejadas, mas como a comodidade de um acampamento com banheiro e chuveiro com água quentinha.

O que é o Natureza de Criança?

Desenvolvido por Isabela de Abreu, formada em comunicação social, o Natureza de Criança surgiu em 2019 com o objetivo de auxiliar as famílias a terem experiências com seus filhos em ambientes naturais e proporcionar o contato entre crianças de diferentes realidades.

Os programas são elaborados em locais nos quais a fundadora se conecta e cria uma relação íntima, como por exemplo a Amazônia, a Reserva de Mata Atlântica em São Paulo e o Maranhão.

As atividades são feitas para grupos pequenos e têm poucas vagas. Cada programa é pensado para um total de sete famílias.

O que é oferecido nos acampamentos?

Para que as necessidades de cada família sejam respeitas, os acampamentos contam com os seguintes serviços:

  • Experiências com banho de rio e floresta;
  • Remada em rio de água calma e cristalina para crianças maiores;
  • Fogão a lenha que esquenta a água do banho;
  • Banheiro e chuveiro com água quente.
  • Atividades e brincadeiras em interação com a natureza;
  • Fogueira, histórias e brincadeiras noturnas.

Quais as próximas viagens programadas para o ano de 2024?

Amazônia Sul

Destino Cristalino Lodge em Alta Floresta - MT, de 14 a 17 de novembro, para famílias com crianças até 12 anos (preço sob consulta)

O Cristalino é um hotel de luxo na Amazônia, entre o Pará e o Mato Grosso. Situado em uma reserva natural junto ao Rio Cristalino, oferece confortáveis bangalôs de madeira com banho quente, em um ambiente sofisticado de selva. A região é conhecida por sua diversa fauna, incluindo aves e macacos. O hotel promove um programa especial, Natureza de Criança, para famílias se conectarem de forma lúdica com a floresta, incluindo interações com a comunidade local.

Mata Atlântica

Acampamento na Floresta - SP, de 24 a 25 de agosto e 7 a 8 de setembro, para crianças de 02 a 05 anos (a partir de R$700) e nos dias 10 e 11 de agosto, para crianças 06 a 12 anos (a partir de R$1250)

Acampamentos ideais para iniciantes ou famílias na Mata Atlântica, a 100 km de São Paulo, oferecem experiência sem wi-fi e foco na conexão familiar. O local é bem estruturado, com banheiros e chuveiros quentes. Os programas incluem atividades para crianças de 2 a 15 anos, como arte na natureza, canoagem em rios tranquilos e trilhas na floresta. Promove uma relação afetuosa das crianças com a natureza e total conexão entre família e ambiente natural.

Mata Atlântica Inclusivo, 29 de setembro, 27 de outubro e 24 de novembro, crianças entre 6 e 12 anos

O programa Natureza de Criança Inclusivo reúne crianças com e sem deficiência visual em atividades ao ar livre na Mata Atlântica. Com apoio do Ministério da Cidadania e da Lei de Incentivo ao Esporte, oferece remo, banho de rio, trilhas na floresta, contação de histórias e outras atividades lúdicas. É financiado por recursos captados via imposto de renda, proporcionando experiências gratuitas para os participantes algumas vezes ao ano.

Passeios para 2025!

Páscoa na montanha, 15 a 17 de abril de 2025, destino: Gonçalves

Para famílias com crianças entre 5 e 12 anos, o "Páscoa na Montanha" oferece uma experiência na Serra da Mantiqueira. A programação inclui atividades na natureza, banho de cachoeira, atividades noturnas, sauna finlandesa, brincadeiras e oficinas ao ar livre. Hospedagem em uma confortável hospedaria familiar com suítes privativas e área social comum. O ambiente é rodeado por montanhas, histórias míticas e alimentação vegana.

Como são feitas as inscrições?

As atividades são feitas para grupos pequenos e têm poucas vagas. Cada programa é pensado para um total de sete famílias. Os valores são variáveis mediante idade e destino. Para ter acesso aos valores e garantir a reserva, é necessário entrar em contato com o Natureza de Crianças através do whatsapp.

Dados do passeio:

  • Passeio: Projeto Natureza de Criança
  • Recomendado: a partir de 2 anos
  • Quando: 25/06 a 17/04
  • Preços: é necessário entrar em contato com o Natureza de Crianças através do perfil no Instagram.
  • compre aqui seu ingresso

  • Locais:
    Meu Passeio
    Compartilhar
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade